22 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 19/08/2022 às 20:44

“Tchutchuca do Centrão” pode pintar na Câmara dos Deputados em 2023

A Tchutchuca do Eixão, Aava Santiago também é vereadora e auto-proclamada Miss Eixão (Foto: Divulgação)
A Tchutchuca do Eixão, Aava Santiago também é vereadora e auto-proclamada Miss Eixão (Foto: Divulgação)

Auto-proclamada Miss Eixão e com um mandato de vereadora na mão, a presidente metropolitano do PSDB, Aava Santiago entrou numa nova aventura política desde a última terça-feira (16/08): pedir votos para sair da Câmara dos Vereadores e ir para Brasília, ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Caso eleita, poderá representar o “centrão” de Goiânia no Planalto Central. Já se proclamou a autêntica “Tchutchuca do Centrão que o Brasil precisa”.

Evangélica e sempre crítica ao presidente, Jair Bolsonaro (PL) – que ela chama de “encostado da República”, Aava entrou na onda do meme que levou o capitão reformado a mídia internacional: o ‘tchutchuco do centrão’ acabou virando “perrita do centrão” na Argentina, “the darling of a pork-barrel faction in Congress”, nos Estados Unidos, “liebling politischer hinterwäldler”, na Alemanha e ‘putain do Centrão’, na França. Mais ou menos isso mesmo que você está pensando.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro ataca youtuber após ser chamado de “tchutchuca do centrão”

Acontece que o centrão que Aava quer representar é aquele que o Eixão atravessa em seus quase 13,7km de extensão. Ali na Rua 8, Rua 7 e na Avenida Goiás. Nas proximidades da Avenida Tocantins e da Avenida Araguaia. Onde respira os resquícios Art-Decos que restaram a esta cidade. Pertinho ali do Palácio das Esmeraldas e da Praça Cívica. 

Na Câmara dos Vereadores, tem trabalhado para estimular e fomentar a cultura no centro da Cidade: o projeto “Ocupa o Centro” que está sendo apreciado pelos vereadores da Casa procura garantir que a Rua 8, onde há vários bares, botecos e tem até um cinema instalado, seja fechada apenas para circulação de pedestres nos finais de semana. Também é dela, um projeto de lei que torna o Chorinho patrimônio imaterial da cidade e cria o Dia do Choro.

Para além disso, organizou a Semana de Art Decó na Câmara dos Vereadores e a roda de conversa Lugar de Mulher é no bar e na política lá na Rua do Lazer, no nosso amado centrão dessa cidade. “Ou seja, só pelo centro de Goiânia a gente já produziu mais que o encostado da república em 30 anos de mandato”, escreveu a parlamentar numa rede social.

Santiago é autora de 8 leis em Goiânia e de 61 projetos de lei. Também atua como presidente das Comissões de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia e de Direitos Humanos e Cidadania, além de ser Ouvidora da Mulher na Câmara e inicia a disputa competitiva para assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados. Bolsonaro que se cuide: pode pintar em Brasília a autêntica, única e competente ‘Tchutchuca do Eixão’ ou melhor dizendo, ‘Tchutchuca do Centrão’.

Aava Santiago quer levar o ‘centrão’ de Goiânia para a Câmara dos Deputados (Foto: Divulgação)

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.