07 de janeiro de 2025
Publicado em • atualizado em 24/07/2021 às 09:13

Rogério Cruz dá aval para COE deliberar retorno do público aos estádios em Goiânia

Rogério Cruz, prefeito de Goiânia concede entrevista aos jornalistas e editores do Diário de Goiás, Altair Tavares e Domingos Ketelbey (Foto: Fernando Leite/Prefeitura de Goiânia)
Rogério Cruz, prefeito de Goiânia concede entrevista aos jornalistas e editores do Diário de Goiás, Altair Tavares e Domingos Ketelbey (Foto: Fernando Leite/Prefeitura de Goiânia)

Se o Goiás irá enfrentar a Ponte Preta nesta sexta-feira (23/07) sem público no Moisés Lucarelli, a realidade pode mudar em breve para os jogos disputados em Goiânia. É que o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) enviou um pedido para que o Comitê de Operações Emergenciais possa deliberar e autorizar o retorno dos torcedores aos estádios na capital.  A medida pode beneficiar os times goianos que disputam as principais divisões nacionais, mas também depende da autorização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que tem discutido a parte como será a retomada dos torcedores aos estádios em jogos da Copa do Brasil e das divisões do Campeonato Brasileiro. 

O pedido foi enviado pelo próprio prefeito Rogério Cruz e será avaliado pelo Comitê na reunião que acontecerá na próxima segunda-feira (26/07). “Vamos ver o diálogo e entendimento que eles terão, se for como o de Brasília. Em Brasília, foi autorizado quem tivesse tomado as duas doses [das vacinas] ou teste negativo para a Covid-19.”, disse o repúblicano em entrevista exclusiva ao Diário de Goiás concedida nesta sexta-feira (23/07) pontuando os critérios da partida realizada na última quarta-feira (21/07) válida pelas oitavas-de-final da Libertadores da América, disputada no Mané Garrincha entre Flamengo e Defensa Y Justicia, da Argentina. 

O republicano destacou que tem o aval favorável ao retorno do futebol nos estádios da capital e que assistir o esporte será positivo para a saúde mental dos torcedores. “A questão da pandemia tem frustrado muito as pessoas. A realidade é essa. A frustração leva até um certo perigo para as pessoas. A depressão, temos acompanhado muitos casos. A maneira de tirar essa frustração é levando a pessoa a um lugar que ela possa se divertir, que ela possa gritar, mesmo em uma condição limitada”, ponderou.

No jogo do Flamengo no torneio continental, o Governo Federal autorizou um quarto da capacidade do estádio. Para assistir a partida no estádio, a Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol, e o Governo do Distrito Federal exigiram a comprovação das duas doses da vacina contra a covid-19 – ou de dose única, no caso da Janssen – há pelo menos 15 dias, ou o teste RT-PCR negativo com 48 horas de antecedência. Os critérios em Goiânia serão os mesmos caso o COE aprove as medidas, mas ainda falta as delimitações da CBF. Na prática, a autorização do poder público não garante o retorno imediato dos torcedores em jogos do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.