16 de fevereiro de 2025
Mobilidade • atualizado em 29/01/2025 às 09:58

Metronização promete acelerar BRT em Goiânia, reduzindo tempo de deslocamento em 30%

A iniciativa, liderada pelo prefeito Sandro Mabel, prevê a sincronização dos semáforos ao longo dos corredores do sistema BRT
A implantação da metronização está prevista para começar em março. Fotos: Alex Malheiros/Governo de Goiás.
A implantação da metronização está prevista para começar em março. Fotos: Alex Malheiros/Governo de Goiás.

A implementação da metronização no sistema BRT de Goiânia promete um ganho de pelo menos 30% no tempo de deslocamento dos usuários do transporte público. A iniciativa, liderada pelo prefeito Sandro Mabel (UB), prevê a sincronização dos semáforos ao longo dos corredores do sistema BRT, garantindo que os ônibus circulem sem interrupções nos cruzamentos e operem com eficiência semelhante à de um metrô.

O prefeito destaca que um dos maiores desafios da capital é a falta de fluidez no trânsito, causada por semáforos sem priorização e velocidades reduzidas. “A detecção do veículo será feita por meio de tags eletrônicas e sensores inteligentes instalados nos controladores de semáforos. Os ônibus vão andar como metrôs nos corredores do sistema BRT”, explica Mabel.

Com a metronização, a velocidade média dos corredores passará de 16 km/h para mais de 21 km/h, proporcionando uma viagem mais rápida e eficiente.

A implantação da metronização está prevista para começar em março e contará com o suporte de uma central de controle que coordenará o funcionamento do sistema em tempo real. “A metronização vai beneficiar não só os usuários do transporte público, mas o trânsito como um todo”, ressalta o prefeito.

Abertura de conversões para melhorar o fluxo

Além da sincronização dos semáforos, a Prefeitura de Goiânia trabalha na abertura de pontos de conversão à direita em cruzamentos estratégicos. Aproximadamente 180 pontos serão ajustados, com cerca de 10 intervenções semanais.

Sandro Mabel aposta na metronização como solução para melhorar a mobilidade urbana de Goiânia. Foto: Alex Malheiros/Governo de Goiás.

“Um exemplo emblemático de conversão à direita é na Avenida T-7, onde o bloqueio no trânsito prejudicava a fluidez. Agora, os motoristas terão mais facilidade ao acessar as conversões”, explica Mabel. “As iniciativas estão sendo acompanhadas de perto para garantir resultados positivos e melhorar a mobilidade urbana na cidade”, conclui o prefeito.


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