24 de março de 2025
Limpeza urbana • atualizado em 15/02/2025 às 15:47

Comurg explica fechamento temporário de ecopontos e anuncia reforço na coleta

Para solucionar o problema e garantir mais eficiência na coleta, a companhia anunciou a aquisição de dois novos caminhões
Moradores de Goiânia enfrentam dificuldades para descartar corretamente seus resíduos nos ecopontos da cidade. (Foto: Prefeitura de Goiânia).
Moradores de Goiânia enfrentam dificuldades para descartar corretamente seus resíduos nos ecopontos da cidade. (Foto: Prefeitura de Goiânia).

Ao Diário de Goiás, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) afirmou que os quatro ecopontos da capital operam normalmente das 7h às 22h. No entanto, um aumento de 25% no volume de resíduos nas últimas semanas causou acúmulo e levou ao fechamento temporário de algumas unidades para a troca das caçambas. Confira nota ao final.

Moradores de Goiânia enfrentam dificuldades para descartar corretamente seus resíduos nos ecopontos da cidade. Relatos indicam que os locais estão frequentemente lotados, impedindo o recebimento de novos materiais. No setor Jardim Guanabara, por exemplo, cidadãos afirmam que há três dias tentam realizar o descarte, sem sucesso.

“Gasta-se combustível, a gente vem de longe para fazer o correto, mas acaba voltando para casa com o lixo. O prefeito grava vídeos repreendendo quem joga lixo na rua, e ele está certo, mas precisa garantir que tenhamos onde descartá-lo”, reclama um morador em um vídeo compartilhado pelo portal Guanabara Notícias. Segundo relatos, o problema se repete em outros pontos da cidade.

Solução apontada pela Comurg

A Comurg explicou que, atualmente, há apenas um caminhão poliguindaste para realizar o transporte das caçambas entre os cinco ecopontos da cidade. Para solucionar o problema e garantir mais eficiência na coleta, a companhia anunciou a aquisição de dois novos caminhões.

Além dos ecopontos, a Comurg orienta que pequenas quantidades de resíduos também podem ser descartadas no Aterro Sanitário, e os eletroeletrônicos devem ser levados para a Central de Logística Reversa, no setor Bela Vista. A companhia também reforçou que os ecopontos são destinados a pequenos volumes de resíduos, sendo responsabilidade dos grandes geradores providenciar a locação de caçambas credenciadas pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA).

Confira a nota da Comurg na íntegra:

“A Companhia de Urbanização de Goiânia (COMURG) informa que os quatro ecopontos da cidade operam normalmente das 7h às 22h. Porém nos últimos dias houve um aumento de 25% de resíduos deixados nos locais, que ocasionou no acúmulo de resíduos e breves fechamentos.

A Comurg conta com um caminhão poliguindaste para o traslado de todas as caçambas dos cinco ecopontos. Por isso, para evitar o acúmulo de resíduos, os ecopontos podem passar por breves períodos de fechamento para a troca das caçambas quando estiverem cheias. Para solucionar esse problema, a Comurg prepara a aquisição de dois novos caminhões para realização do serviço.

Além dos ecopontos, as pequenas quantidades podem ser deixados no Aterro Sanitário também e os eletroeletrônicos podem ser levados para a Central de Logística Reversa, no setor Bela Vista.

É importante destacar que os ecopontos são destinados ao descarte de pequenos volumes de resíduos. Os grandes geradores de resíduos devem providenciar a locação de caçambas credenciadas pela Agência Municipal de Ambiente (AMMA)”.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado