23 de março de 2025
Saúde

Aparecida promove Campanha de Carnaval para prevenir infecções sexualmente transmissíveis

As ações ocorrem ao longo de fevereiro, focando na ampliação da testagem, incentivo ao uso de preservativos e acesso ao tratamento
O teste rápido é simples, gratuito e o resultado sai em cerca de 30 minutos. Foto: Divulgação SECOM.
O teste rápido é simples, gratuito e o resultado sai em cerca de 30 minutos. Foto: Divulgação SECOM.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia nesta segunda-feira (17) uma campanha de testagem e conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A meta é realizar cerca de 4 mil testes rápidos em duas semanas.

As ações ocorrem ao longo de fevereiro, focando na ampliação da testagem, incentivo ao uso de preservativos e acesso ao tratamento. A campanha, organizada pela Superintendência de Vigilância em Saúde e pelo Programa de IST/Aids e Hepatites Virais, conta com o apoio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA).

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, a iniciativa reforça a importância da prevenção, especialmente no período pré-carnaval. O teste rápido é simples, gratuito e o resultado sai em cerca de 30 minutos. A população pode realizá-lo em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), onde também há preservativos disponíveis.

Locais e datas da testagem:
17 e 19/02 (8h às 16h) – CTA Itinerante na Cidade Administrativa Maguito Vilela
18/02 (7h às 15h) – Em frente ao Aparecida Shopping
20/02 (7h às 15h) – Região do Garavelo
24/02 (8h às 16h) – Região dos Motéis (CTA Itinerante)
25/02 (16h às 22h) – Avenida São Paulo
27/02 (7h às 15h) – Aprovec, na Avenida São Paulo
28/02 (8h às 15h) – Posto da PRF, na BR-153 (Hidrolândia)

Continuidade das ações em março

A campanha seguirá em março, com distribuição de kits contendo preservativos, gel lubrificante e materiais informativos em todas as UBSs. A testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C também será reforçada conforme a demanda.


Leia mais sobre: / / Cidades / Notícias do Estado