Ainda repercute a reunião promovida pelo governador Marconi Perillo (PSDB) na última sexta-feira, em Goiânia, com prefeitos e lideranças de 197 municípios goianos. Neste grupo estavam pelo menos 30 de um total de 50 prefeitos de partidos de oposição que apoiam a reeleição de Marconi, além do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Frederico Jayme, e o advogado e empresário Robledo Rezende, ligado ao ex-pré-candidato ao governo pelo PMDB, José Batista Júnior, o Júnior Friboi. Ambos também são do PMDB.
Um dos coordenadores da campanha à reeleição do governador, Frederico Jayme ressaltou o quanto os prefeitos e demais líderes da base aliada têm se esforçado para assegurar a vitória de Marconi. “É com muito orgulho que estamos aqui reunidos nesse encontro festivo para saudar o governador, um gestor moderno e comprometido com o futuro de Goiás”, disse ele, que também não poupou críticas ao seu partido, fazendo um alerta ao público ali presente e conclamando todos a reverberarem o aviso: “O PMDB está enfraquecido. Foi tomado pela ganância e pelo espírito derrotista de um homem que não tem projeto para o Estado. Um homem que é movido por vingança, por ódio, raiva e por instinto de perseguição”.
Braço direito de Júnior Friboi, o advogado Robledo Resende reafirmou o apoio dele e de outros peemedebistas ligados ao ex-pré-candidato do PMDB: “Estou aqui com o aval do Júnior, assim como estive quando anunciamos apoio ao governador lá no Palácio das Esmeraldas. Tenham certeza de que vamos trabalhar para que Goiás continue no caminho certo, que é o caminho traçado por Marconi Perillo”.
Robledo contou que estava acompanhado, no evento, por prefeitos que, durante a pré-campanha, eram ligados a Júnior e que agora vão pedir votos a Marconi. Um exemplo foi José Neto, de Simolândia (PROS), considerado “friboisista”. “Marconi é companheiro. É um homem de palavra, visionário e trouxe progresso ao Estado. Estamos com ele”, anunciou.
BASE UNIDA
O encontro político realizado no Comitê Central, em Goiânia, contou com a presença de líderes dos 16 partidos que integram a coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás (PRB / PP / PDT / PTB / PSL / PR / PPS / PHS / PMN / PTC / PV / PSDB / PEN / PSD / PT do B / PROS). Foi Cleudes Baré (PSDB), de Bom Jardim de Goiás, que discursou oficialmente em nome dos demais gestores. Mas muitos outros buscaram externar que estão trabalhando arduamente pela vitória de Marconi – muitos já preveem que isto ocorrerá no primeiro turno, em 5 de outubro – e que a união de toda a base será sinônimo de êxito nas urnas.
Disse Jalles Fontoura (PSDB), prefeito de Goianésia: “O grande prefeito de todo município é o governador. A capacidade que ele tem de trabalhar em parceria com os prefeitos é o grande diferencial. Somos cobrados pela população e sem este apoio do governo do Estado em diversas áreas, como na Saúde e na Educação, não seríamos capazes de entregar tantos benefícios”, reconheceu. “O governador encarou o desafio de investir em todo o Estado, independente de partido ou preferência política. Agora, colhe os frutos disso porque todos esses prefeitos têm o interesse de que ele continue à frente da administração, pois teriam garantidos mais dois anos de progresso para suas cidades”, acrescentou.
O prefeito Dioji Ikeda (PDT), de Inhumas, – que chegou a ser cotado para ser candidato a vice-governador em chapa encabeçada pelo petista Antônio Gomide (PT) – afirma que o apoio da maioria esmagadora dos prefeitos a Marconi advém do fato de que Goiás se tornou um canteiro de obras. “Nosso Estado está passando por grandes mudanças e tem, hoje, obras nas mais diversas áreas e em todos os municípios goianos. Falo com segurança, porque em Inhumas, o governador tem atendido todas nossas demandas. Os inhumenses são gratos a ele”, contou. “Pelo bem de Goiás e pela graça de Deus, Marconi será reeleito para fazer muito mais pelo povo goiano”, finalizou Dioji.
Antes e após o evento, diversos prefeitos também fizeram questão de declarar apoio à reeleição de Marconi. Jabez Cardoso (PRB), de Itapuranga, foi um deles: “O governador merece continuar no cargo. Tem nos ajudado muito com obras importantes, até com as que não são da responsabilidade do governo do estado”. Jabez destaca a construção do Hospital de Urgências – Hugo 2, na região Noroeste da Capital, como uma obra de referência. “Vai ser de grande valia não só para Goiânia, mas para Itapuranga também”.
Washington Medeiro (PT do B), de Itarumã, afirma que é prefeito da cidade pela terceira vez e sempre encontrou em Marconi um “governador parceiro”. “Neste mandato, ele me ajudou a reerguer o município. Nossa cidade estava abandonada, a auto-estima dos cidadãos lá em baixo, e com o volume de obras que ele me proporcionou, fizemos uma verdadeira revolução”, agradeceu. De Formosa, o prefeito Itamar Barreto (PSD) relatou que não poderia ter tomado outra decisão que não fechar apoio à reeleição de Marconi. “Um homem de futuro, trabalhador, comprometido com o Estado. Tem perfil municipalista, ajuda as prefeituras e faz um governo republicano”.
Wygnerley de Morais, que administra a cidade de Jesúpolis pelo PHS, classifica o governador como “o candidato mais bem preparado”. “É parceiro dos municípios. E isso tem feito toda a diferença. Goiás tem avançado muito”, elogiou. Prefeito de Ivolândia, Fábio Seabra (PPS) acrescenta que Marconi é a “melhor opção”. “É o único que provou ser realmente inovador. O Estado não pode parar”, reforçou.
Da região do Entorno de Brasília, Eles Reis (PTC), prefeito da cidade de Planaltina de Goiás, conta que em campanhas passadas, esteve em lados opostos ao governador. “Isso ocorreu por coerência partidária. Sempre tive vontade de estar ao lado dele, porque acredito em seu trabalho. Em 2014, estamos juntos. Vamos pegar firme para que ele seja reeleito ainda no primeiro turno”, comemorou.
Prefeito de Cabeceiras, Antônio Cardoso (PSL) ressaltou que a região Nordeste nunca recebeu tantos benefícios. “O agradeço pelas obras para nossa região. Na minha cidade ele terá ampla maioria dos votos. Em Cabeceiras ele tem companheiros e pessoas que acreditam no seu projeto”, confirmou.
Leia mais sobre: Diário das Eleições 2014