Petistas reafirmaram apoio da militância para eleger peemedebista
Em plenária que reuniu, além de delegados petistas, o ex-candidato a governador Antônio Gomide (PT) e a ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, o Partido dos Trabalhadores decidiu, por unanimidade, apoiar o candidato ao governo pela Coligação Amor por Goiás, Iris Rezende (PMDB), neste segundo turno. O anúncio foi realizado no diretório municipal do PT, no Setor Universitário, na manhã deste sábado, 11.
Ao ser recepcionado pelos militantes petitas, Iris disse estar emocionado e frisou o significado do apoio recebido. “Sinto-me emocionado neste momento, não pelo caráter político, que resulta em possibilidades de votos, mas sim pela qualidade do apoio”. O candidato contou ainda que foi o primeiro peemedebista a declarar apoio ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Pude presenciar e viver várias realizações com PT, tanto em nível nacional quanto regional, sempre pensando em todas as camadas sociais”, pontuou.
Sobre o ex-prefeito de Anápolis, o líder peemedebista disse que Antônio Gomide é uma nova joia política. “Você exerceu um belo e invejável trabalho em Anápolis e saiba que ainda terá um futuro brilhante”, enfatizou Iris ao novo aliado, acrescentando que projetos propostos pelo ex-candidato serão inseridos em seu Plano de Governo. “Analisamos todas as suas propostas e vamos construir um único projeto integrando nossas ideias”.
Ele frisou ainda a importância do PT para a Coligação Amor por Goiás. “Nós estamos juntos e também declaramos apoio a candidatura de reeleição da Presidente da República, Dilma Rousseff ”, disse à plenária petista. Depois de fazer menção às propostas da coligação, que visam o retorno da dignidade dos goianos e o desenvolvimento do Estado em diversas áreas, Iris Rezende ponderou que as iniciativas da administração estadual precisam ser renovadas em todas as áreas.
“Vamos governar para e pelo o povo goiano. Nossa prioridade será de prestar um atendimento digno e eficiente a todos, como, por exemplo, uma segurança mais próxima da população, com mais policiais nas ruas, e a construção de mais unidades de saúdes em dez regiões do Estado, por meio dos hospitais regionais”, enumerou.
UNIÃO
Já Antônio Gomide destacou que fez uma campanha propositiva e voltada para a qualidade de vida dos goianos. “Nós queremos mudanças no estado. Temos lado e estamos, neste segundo turno, com Iris Rezende”. O petista lembrou que já esteve ao lado do líder peemedebista em outras ocasiões. “Não é a primeira vez que somos aliados, já foi assim em candidaturas em nível nacional, estadual, municipal, e, novamente, vamos lutar para elegermos Dilma Rousseff para presidente e Iris Rezende para governador”, explicou.
Gomide pediu empenho por parte dos aliados do PT. “Temos apenas 15 dias, mas vamos trabalhar muito pela vitória de Iris e Dilma, vamos adesivar nossos carros, intensificar os bandeiraços e adesivaços e, principalmente, levar a mensagem dos candidatos aos nossos familiares, amigos, colegas de trabalho, enfim, para o maior número de pessoas possíveis”, concluiu.
A ministra dos Diretos Humanos, Ideli Salvatti, contou que veio a Goiânia especialmente para efetivar a aliança para o segundo turno, que classificou como muito importante. “Estamos unidos pelo Brasil e não por interesses pessoais”. A ministra afirmou que a militância petista ajudará “a dar um basta na atual administração que, infelizmente, optou por ter compromissos com a contravenção”, salientou, referindo-se à Operação Monte Carlo, deflagrada em 2012, pela Polícia Federal (PF), que revelou ligações da atual administração estadual com a contravenção.
Sobre os constantes ataques dos candidatos do PSDB, tanto em nível nacional quanto em Goiás, a ministra disse que quem governa para o povo não tem o que temer, mas que nunca pode deixar de defender com humildade os interesses do povo. “Não vamos nos curvar aos ataques e as insistentes mentiras lançadas pelos dois, diferente deles, temos o que mostrar. No caso de Iris Rezende, todos vocês goianos conhecem e reconhecem. No caso do Brasil, vou citar uma parte da economia, eles declararam que não precisam mais de bancos públicos e pretendem privatizá-los”, comparou, citando a importância dessas instituições para programas como o Minha Casa, Minha Vida.
Ainda sobre as acusações dos peesedebistas, Ideli citou o fato do atual governador de Goiás ser ingrato com o Governo Federal. “Marconi Perillo é um mal-agradecido, foram mais de R$ 80 bilhões investidos pela presidenta Dilma Rousseff em Goiás e ele sequer menciona essa verdade. Se não fosse assim, ele jamais teria conseguido governar nesse período, uma vez que, em boa parte da administração, foi necessária a explicação do seu envolvimento com corrupção, como apurado pela Operação Monte Carlo”, concluiu.
Maçonaria
Antes da Plenária do PT, Iris Rezende apresentou seu Plano de Governo a mais de 60 deputados maçônicos do Grande Oriente do Estado de Goiás. Na loja maçônica, Iris Rezende foi recepcionado pelo presidente da Assembleia Estadual Legislativa, José Humberto Evangelista, que frisou a importância da entidade conhecer as propostas dos governadoriáveis.
Aos maçons, Iris lembrou o papel fundamental da maçonaria para implantação da democracia brasileira. “Vocês desempenharam uma função única para a democracia em nosso País, a maçonaria nunca se esquivou desse papel e sempre fez inúmeras ações pelos brasileiros, e claro, para os goianos”.
Iris destacou ainda que não poderia ficar omisso quando os rumos de Goiás estão em jogo. “Precisamos fazer com que Goiás se desenvolva e muitas ações em infraestrutura estão planejadas para acontecer no Estado, a partir de 2015. Por isso, peço a apoio dos maçons para que possamos devolver a dignidade aos goianos”, solicitou.
(informações da assessoria do candidato)
Leia mais sobre: Diário das Eleições 2014