Bastidores da disputa em Senador Canedo apontam que o ex-prefeito do município e senador da República, Vanderlan Cardoso (PSD) terá participação central no debate. Se há uma Senador Canedo antes e depois de Vanderlan, o nome do senador ainda reverbera na cidade. Há quem aposte que quem quer que seja o candidato apoiado por ele, levará o pleito. E não há porque não ser Fernando Pellozo.
Mas se Fernando Pellozo desistir de ir para a reeleição, o que é praticamente impossível, Vanderlan Cardoso pode apostar em lançar sua esposa Izaura Cardoso. Até as eleições em 2022 a ex-primeira-dama relutava em entrar na política, mas o cenário mudou depois que topou entrar na suplência do empresário e senador Wilder Morais (PL). A hipótese, é considerada muito remota.
Mesmo oposicionistas a Fernando Pellozo, veem em Vanderlan um apoio importante. O vice-prefeito Magno Silvestre (PSD) que hoje direciona críticas a Pellozo tem apreço pelo senador. Inclusive diz que politicamente está mais próximo de Cardoso do que outros postulantes, como o próprio Pellozo. “Nas eleições de 2022, fizemos campanha para todos os candidatos apoiados pelo Vanderlan Cardoso. Participamos da vitória de Wilder Morais e apoiamos Vitor Hugo e Bolsonaro”, pontuou.
Vanderlan fez boas gestões na cidade e foi prefeito duas vezes seguidas entre 2005 e 2010 e surfou bom bom momento que os governos petistas viveram no Brasil chegando a apoiar a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2010. Ainda assim, Cardoso deixou sua marca e personificou seu nome na cidade.
Renunciou o cargo para tentar disputar pela primeira vez o governo de Goiás numa eleição polarizada entre Marconi Perillo e Iris Rezende Machado. O tucano saiu-se vencedor. Vanderlan ainda tentou outra candidatura em 2014 mas viu novamente a reeleição de Perillo.