22 de dezembro de 2024
Publicado em • atualizado em 06/03/2023 às 12:21

PT em Goiânia pode repetir fórmula que deu certo nas eleições em 1992, 2000 e 2012

Darci Accorsi, Pedro Wilson e Paulo Garcia, professores acadêmicos que foram prefeitos de Goiânia pelo PT (Foto: Divulgação)
Darci Accorsi, Pedro Wilson e Paulo Garcia, professores acadêmicos que foram prefeitos de Goiânia pelo PT (Foto: Divulgação)

Se a candidatura de Edward Madureira a prefeito de Goiânia em 2024 for consolidada, o Partido dos Trabalhadores repetirá uma fórmula que deu certo em pelo menos três pleitos municipais: em 1992 com Darci Accorsi, em 2000, com Pedro Wilson e em 2012 com Paulo Garcia, todos vitoriosos e com carreiras acadêmicas.

Engenheiro agrônomo por formação na Universidade Federal de Goiás (UFG), Madureira tem mestrado e doutorado na área e foi reitor da instituição entre 2018 e 2022. O professor levou mais de 30 mil votos em sua candidatura a deputado federal, o que o animou a disputar a Prefeitura de Goiânia, em 2024. Em entrevista ao Diário de Goiás, ele revelou que tem trabalhado para pavimentar sua pré-candidatura.

Há 31 anos, o PT também buscou na academia um nome para a candidatura vitoriosa à Prefeitura de Goiânia. Darci Accorsi foi prefeito da capital entre 1992 e 1996 e lecionou na rede municipal de Itapuranga mas também foi professor de Filosofia na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Católica de Goiás (UCG). Petista histórico deixou herdeiros na política como a deputada federal Adriana Accorsi, deputada federal e candidata a prefeita nas últimas duas eleições municipais.

Anos mais tarde, o PT apostou em Pedro Wilson. Graduado em direito e sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), antiga Universidade Católica de Goiás (UCG) e entre 1985 a 1988, exerceu o cargo de reitor dessa mesma instituição. Ele foi eleito no segundo turno justamente contra Darci Accorsi, que saiu das fileiras petistas para tentar novamente o cargo pelo PTB.

Por fim, 2016 foi a vez de Paulo Garcia, eleito em primeiro turno. Médico formado pela UFG, com especialização em neurocirurgia. Iniciou sua carreira como professor da Faculdade de Medicina da UFG em 1990, vinculado ao Departamento de Clínica Cirúrgica. Paulo Garcia foi coordenador do curso de Medicina entre 1990 e 1994 e atuou na reformulação do currículo do curso. 

Se a fórmula de candidaturas petistas-acadêmicas que deu certo por três vezes se repetirá, resta saber primeiro, se o nome de Edward Madureira irá vingar. 2024, é logo ali e o professor já começou a pavimentar e como ele mesmo diz, “construir” o projeto para que a pré-candidatura se consolide. À confirmar.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.