23 de dezembro de 2024
Publicado em • atualizado em 14/08/2020 às 19:30

Pré-candidatura de Adriana Accorsi é lançada com promessa de Lula em Goiânia e pequi para Gleisi

Em evento online, Adriana Acorssi lança pré-candidatura à prefeitura
Em evento online, Adriana Acorssi lança pré-candidatura à prefeitura

A data foi simbólica: quinta-feira, 13 de agosto. Cabalístico, diriam os metafísicos e enigmáticos. Em um evento online, o PT formalizou a pré-candidatura à prefeita de Goiânia, Delegada e deputada estadual Adriana Accorsi, bem como todos os pré-candidatos à vereadores pela capital goiana. A cerimônia que durou aproximadamente uma hora e vinte minutos, a plataforma “Fala Goiânia”, que tem como objetivo construir de forma colaborativa com a população um plano de governo que norteará o mandato da delegada.

Não faltou promessas de melhorias ao futuro de Goiânia. Durante todo o evento, os participantes falavam da grandeza do Partido dos Trabalhadores e como Accorsi representaria bem a continuidade de todo esse legado em Goiânia. “Um momento simbólico que nós damos mais um passo importantíssimo para voltarmos a governar a cidade de Goiânia e resgatarmos tudo aquilo que já fizemos de bom para a cidade”, disse o deputado federal Rubens Otoni. O irmão de Otoni, deputado estadual, Antônio Gomide também ressaltou a colega de bancada. “O seu nome é o melhor quadro para representar nosso projeto. Temos orgulho em estar do seu lado. Seu nome significa compromisso, alegria, força, muita determinação e a esperança de podermos voltar e fazer um bom trabalho na Prefeitura de Goiânia”, ressaltou.

A live chegou a ser vista por mais de 20 mil pessoas simultaneamente

Um futuro colorido e críticas à atual gestão

É claro que em um lançamento de chapa as feridas e ruídos são deixados de lado. Sem poder realizar um evento presencial por conta da pandemia do novo coronavírus e se restringindo ao ambiente virtual, o clima era de festa. Houve lançamento de jingle, declamação de textos e poemas por parte de artistas locais e um aceno à grandeza do PT. Parecia que as dores de um impeachment ocorrido há cerca de 4 anos sequer chegaram a existir algum dia. 

Num discurso contundente e carregado de emoção, Accorsi a última a falar, não nominou o prefeito Iris Rezende (MDB-GO) porém, dedicou parte de sua fala direcionando críticas ao mandatário. “A marca do atual prefeito de Goiânia é destruir tudo que represente um olhar cuidadoso sobre a vida das pessoas”, atacou.

Adriana se referia ao programa ‘Cidadão 2000’ instituído por seu pai e também ex-prefeito da capital goianiense e que o prefeito colocou um ponto final. “[Era um programa] que cuidava de crianças e adolescentes em cada bairro de Goiânia e também das suas familiares em situação vulnerável.”, pontuou. 

Adriana ressaltou que o programa cresceu inclusive, na gestão de outros partidos. “Um exemplo foi o Cidadão 2000 que cresceu em várias gestões, inclusive de outros partidos, mas quando chegou esse prefeito ele foi fechado e hoje não existe um programa que cuida das crianças e adolescentes”, lamentou.

Promessa de geração de emprego e renda

Mas não foram apenas críticas. Um aceno de promessas à um futuro melhor para a capital. “Temos um projeto de desenvolvimento, geração de emprego e renda mas que passa como prioridade por cuidar das pessoas. Nós queremos uma educação que valorize os trabalhadores e trabalhadoras”, salientou.

Com crédito e microcrédito Adriana quer incentivar o pequeno empreendedor à caminhar e tocar seu negócio. Também quer construir políticas públicas para incentivar comerciantes e acenou aos lojistas da 44.  “Nós queremos gerar emprego e renda nessa cidade promovendo economia solidária com micro-créditos para aqueles que quiserem começar seus pequenos negócios. Mas com políticas públicas de apoio a comerciantes, micro e pequenos empresários que promovam a geração de emprego e renda como os nossos companheiros lá da 44”, ressaltou.

Lula no palanque e pequi para Gleisi

Em sua rápida fala, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman voltou como quase todos os outros participantes a citar à grandeza petista e a importância da legenda no cenário nacional e fez uma série de elogios à Adriana, relembrando sua trajetória na militância passando por seu período de atuação como delegada “cuidando sempre da criança e do adolescente”. 

Garantiu que o ex-presidente da República Lula virá a Goiânia participar da campanha e apoiar a campanha da pré-prefeitável. “Nós tivemos uma reunião com o presidente de Lula. Ele disse que vem fazer campanha aqui em Goiânia. Vai estar junto contigo na campanha”, pontuou.

Ao final do discurso da presidente do PT nacional, Sérgio Alberto Dias da Silva, o Serjão que atuava como mestre de cerimônias do evento online e é vice-presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores à convidou para comer um arroz com pequi em terras goianas. “Obrigado, presidenta. É um orgulho muito grande sua presença que vem abrilhantar essa noite. E depois que passar esse momento de pandemia para vir aqui em Goiás para comer um arroz com pequi com a gente. A comida que todo o goiano adora”, brincou. O evento chegou a ser assistido por mais de 20 mil pessoas simultaneamente.

Gleise garantiu Lula no palanque com Adriana

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.