A banda documentarista de hard rock e heavy metal Monster Bus prepara, para os próximos dias, o lançamento de um novo EP. Entre o caos e a sobrevivência ao apocalipse pandêmico, a trupe quer continuar documentando, por meio das canções harmonicamente pesadas, a tragédia que a covid-19 provocou ao longo dos últimos dois anos. “Perdas e Danos”, título da obra que será lançada no dia 29 de janeiro remete a todo esse cenário.
“A gente faz uma abordagem das vítimas da Covid-19, dos amigos que perdemos durante a pandemia. A música Perdas e Danos que leva o título do EP fala justamente sobre isso”, destaca ao blog o vocalista da trupe, CZ. A capa do álbum é um recorte montado do Cemitério Santana, em Goiânia. O EP terá três músicas, entre elas “Padre Judas”, que teve o videoclipe lançado em outubro. A faixa “Pesadelo Acordado” complementa o trio de canções.
Falar sobre a covid-19 em música parece ser um assunto pesado, afinal, a doença dizimou mais de 600 mil vidas apenas no Brasil. Familiares, parentes, amigos, colegas de trabalho se foram precocemente. Ainda mais num momento em que a variante ômicron mostra sua força e forçam prefeituras a tomar medidas enérgicas para conter uma nova onda de contágio.
Mas as artes estão aí também para catalogar e documentar o tempo. O registro musical que a Monster Bus prepara, nos lembra que vivemos – e que isso logo seja passado – num momento apocalíptico onde o caos sanitário, institucional, político e econômico rondou pelo mundo. Lembrar disso não é promover ode à tragédia, mas criar mecanismos para que os mesmos erros não sejam repetidos no futuro. Acima de tudo, transmutar tudo isso por meio da música é uma das maneiras mais belas de homenagear aqueles que se foram ao longo dos últimos dois anos.
Padre Judas
Em tempo… A Monster Bus que documenta musicalmente tudo que acontece em Goiânia e região passeou esses tempos para trás em Trindade para gravar o clipe “Padre Judas”. A história remete a certo missionário religioso que esteve nas manchetes policiais, mas simbolicamente representa também todo aquele que quebra o terceiro dos dez mandamentos e acaba usando o nome de Deus em vão.
Enquanto ‘Perdas e Danos’ não sai, assista o clipe de “Padre Judas”: