03 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 05/08/2021 às 17:40

Luiza Brunet vem à Goiânia para palestra sobre violência de gênero na Câmara dos Vereadores

(Foto: Divulgação/Instagram)
(Foto: Divulgação/Instagram)

A empresária e ativista pelos direitos da mulher, Luiza Brunet participa no próximo dia 25 de agosto, de uma sessão ordinária na Câmara dos Vereadores para falar sobre violência de gênero com os parlamentares. A modelo será a embaixadora da programação Você não está sozinha em um conjunto de ações promovidas em comemoração aos 15 anos de instituição da Lei Maria da Penha.

Empresária e uma das mais conhecidas modelos brasileiras, Luiza Brunet intensificou seu ativismo na luta pelos direitos da mulher a partir de 2016, quando rompeu uma relação de cinco anos com o empresário Lírio Parisotto, após ser agredida, durante uma viagem do casal aos Estados Unidos. A modelo fraturou quatro costelas e denunciou não só a violência física, mas também as verbais e psicológicas. Desde então, ela anda pelo mundo dando palestras para conscientizar mulheres sobre seus direitos, como porta-voz de uma frente global de combate à violência de gênero.

Ouvidora da Mulher na Câmara, a vereadora Aava Santiago é uma das responsáveis pela ação. “No contexto dos números alarmantes de feminicídios e outros crimes dessa natureza no país, é fundamental fortalecer junto à sociedade as contribuições do principal marco jurídico no combate à violência de gênero no país”, avalia a parlamentar.

Brunet ainda estará presente na inauguração do espaço de acolhimento da Ouvidoria da Mulher da Câmara, lançamento de campanha em solidariedade a mães em situação de vulnerabilidade, com medida judicial protetiva, e visita a stand no Shopping Mega Moda, onde mulheres com medida protetiva receberão consultoria de estilo e kits personalizados de roupas, acessórios, produtos de beleza e higiene.

As atividades, de 6 a 25 de agosto, serão promovidas pela Ouvidoria da Mulher na Câmara e o mandato da vereadora Aava Santiago (PSDB), em parceria com a Escola do Legislativo Municipal, a Patrulha Mulher Mais Segura, da Guarda Civil Metropolitana, que assiste vítimas de violência de gênero, e a Associação de Microcefalia e outras Malformações por Zika Vírus em Goiás (Amiz). 

Prevenção ao assédio sexual em igrejas 

Entre as atividades em celebração à Lei Maria da Penha, também está previsto o curso Assédio Sexual em Ambiente Religioso, destinado a pastores, para prevenir abusos e assegurar o acolhimento a possíveis vítimas. Será ministrado no dia 11, pela vereadora Aava Santiago e a defensora pública, Gabriela Hamdan. 

Com trajetória política voltada para a luta dos direitos da mulher, Aava fundou e coordena o primeiro Núcleo Permanente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em uma Assembleia de Deus no Brasil, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Goiás.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.