04 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 03/03/2021 às 19:40

Jânio Darrot comunica desfiliação do PSDB e renuncia presidência da legenda em Goiás

Jânio Darrot anuncia desfiliação do PSDB (Foto; Alego)
Jânio Darrot anuncia desfiliação do PSDB (Foto; Alego)

Presidente do PSDB desde maio de 2019, o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot anunciou nesta quarta-feira (03/03) que se desligou tanto da legenda como da presidência da sigla. A carta de desfiliação foi entregue ao vice-presidente jurídico da agremiação e prefeito de Sanclerlândia, Itamar Leão. Ele deve ir para o Patriota pavimentar uma possível candidatura para o governo do Estado em 2022.  

O empresário também foi eleito deputado estadual pela legenda a qual era filiado desde 2007. De lá para cá, foi eleito duas vezes prefeito de Trindade e vinha tocando a presidência do partido no Estado. “Trabalhei com dedicação na defesa do PSDB e, mesmo com poucos recursos, realizamos em 2019, 19 encontros regionais, 2 congressos e 2 simpósios, com o objetivo de buscar novos quadros”, pontuou na carta.

Com o agravamento da pandemia e dificuldades no cenário político, Jânio também fez um balanço da legenda e de sua atuação frente às Eleições 2020. “Realizamos 35 lives com pré-candidatos e, mesmo com todas as dificuldades políticas, conseguimos eleger 21 prefeitos, 24 vice-prefeitos e 183 vereadores”.

Apesar da decisão ter sido anunciada apenas hoje (03), o desejo de deixar o cargo já havia sido externado quase um ano atrás. “Em janeiro de 2020, por motivos pessoais, procurei meus companheiros e coloquei meu cargo à disposição. Atendendo a pedidos, continuei a comandar o PSDB, mas todos avisados que meu objetivo era concluir meu mandato o mandato que terminava em 30/04/2021”.

Licença em 2020: “Não tenho pretensão de trocar de legenda”

À época chegou a pedir licença do cargo, mas havia informado que não tinha pretensão de deixar a legenda. À aliados, havia dito que precisava de tempo para se dedicar à eleição em Trindade que se avizinhava. “Militei no PSDB durante toda minha trajetória na vida pública – e não tenho pretensão de trocar de legenda”, pontuou por meio de nota.

Apesar do mandato terminar em dois meses, Jânio vê agora, o “momento ideal” para iniciar o período de transição, haja vista, que as eleições para sucessão não acontecerão de modo presencial. “Todavia, por entender que esse é momento é a melhor oportunidade para ‘oxigenar’ o quadro partidário do PSDB é que solicito providências no sentido de realizar a transição e formatação da nova Executiva Regional, visto que, em decorrência da pandemia, não teremos eleições de modo presencial”.

Sucessão do comando

De acordo com a linha sucessória da sigla, quem assume o partido neste momento é a vice-presidente, Eliane Pinheiro. Em fevereiro, houve um convite para que o ex-governador José Eliton pudesse assumir. A reunião teve participação de Marconi Perillo, Jânio Darrot e deputados.

O nome de José Eliton é endossado pelo ex-deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Jardel Sebba que em entrevista ao Diário de Goiás, no último domingo (28/02) destacou ser o nome mais preparado para a condução do partido nos próximos anos. “Eu acho que hoje nós temos um único nome para ser presidente do PSDB, pelos seus conhecimentos jurídicos, pelo seu equilíbrio, pela sua história, pela sua biografia, que é o Dr. Zé Eliton. Eu tenho muita vontade de ajudá-lo”, destacou.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.