Com o fim da intervenção norte-americana no Afeganistão e a retomada do poder pelo Talibã, o mundo vê uma crise fundamentalista assolar o país asiático em um regime ultraconservador que põe em risco os direitos das mulheres bem como liberdades individuais dos afegãos. Apesar disso, o grupo que chegou ao topo do governo tem base e apoio de uma parcela significativa da população.
Para entender como o Talibã retomou o poder no Afeganistão, bem como o que levou os Estados Unidos a darem fim à intervenção militar no país asiático, o professor e especialista em Geopolítica, Norberto Salomão explica no DG Entrevista desta terça-feira (17/08) as nuances diplomáticas existentes naquela região do Oriente Médio.
Salomão faz um resumo sobre a origem do grupo extremista e como o Talibã já teve suas relações com os Estados Unidos, mas foi com Osama Bin Laden e a Al Qaeda que conseguiu estabelecer forças e aparato para chegar onde chegou. É dificil também traçar o futuro diplomático e se haverá um fim aos conflitos.
As análises do professor Norberto Salomão também podem ser encontradas no podcast Sagres Internacional.
Assista o DG Entrevista na íntegra: