03 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 20/01/2021 às 16:32

Empresas de transporte de podem criar novas modalidades e promoções de tarifa, mas dependem dos políticos

Novo sistema de bilhetagem permitirá que empresas criem tarifas flexíveis no transporte coletivo
Novo sistema de bilhetagem permitirá que empresas criem tarifas flexíveis no transporte coletivo

O novo sistema de tarifação que as empresas de transporte da Região Metropolitana de Goiânia adotarão permitirá que no futuro, o órgão gestor flexibilize valores das tarifas. A tecnologia viabiliza valores personalizados de acordo com uma linha, horário e o fluxo de passageiros e também elas possam conceder promoções, descontos ou até mesmo estabeleçam valores dinâmicos como os utilizados por empresas de transporte por aplicativo como a Uber, mas para isso dependem que os políticos aprovem tais decisões. O sistema será implantado ao longo de 2021 e foi lançado nesta quarta-feira (20/01).

Questionado pelo Diário de Goiás sobre a possibilidade de implantação de tarifas flutuantes e flexíveis, Leomar Avelino, diretor-executivo do RedeMob Consórcio explicou que apesar das empresas não terem a autonomia para estabelecê-las, a tecnologia que será implantada possibilita diferentes tarifações. “Isso quer que a tecnologia esteja preparada para que o poder concedente possa implantar políticas tarifárias diferentes daquelas que a gente tem a dezenas de anos.”, pontua. 

“Vale lembrar que as concessionárias, o RedeMob e o SET não têm autonomia para isso, para promover tarifas diferenciadas, esse até então, é um papel do poder concedente, toda a questão tarifária. Mas o mais importante é que temos a tecnologia que possibilita isso, temos uma tecnologia, além da questão de políticas tarifárias diferenciadas, temos uma tecnologia que possibilita uma ampla integração temporal, espacial…”

Na prática, a longo prazo caso o Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) que é a responsável pela tomada das decisões em torno das políticas tarifárias na Região Metropolitana de Goiânia, decidir que as empresas podem dentro de critérios pré-definidos adotar políticas diferentes para uma linha de baixa demanda em detrimento a uma que tem maior fluxo de passageiros. Um valor diferenciado em um dia específico, como um feriado hipotético e promoções criativas para estimular a utilização do transporte coletivo ao passageiro que vive na Região Metropolitana de Goiânia.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.