07 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 22/10/2021 às 12:30

Chorinho em três locais diferentes e Canto de Ouro retornam a programação cultural de Goiânia

O Chorinho está de volta a programação cultural de Goiânia: agora, em outros dois lugares em revezamento, além do Grande Hotel (Foto: Arquivo/Divulgação)
O Chorinho está de volta a programação cultural de Goiânia: agora, em outros dois lugares em revezamento, além do Grande Hotel (Foto: Arquivo/Divulgação)

Pode chorar a vontade, mas só de alegria. No clima de retomada cultural para Goiânia, a Secretaria de Cultura confirmou o retorno de dois tradicionais eventos da cidade: o Chorinho e o Goiânia Canto de Ouro, a partir dos meses de novembro. O primeiro, antes realizado a céu aberto no Chorinho, agora irá revezar com outros dois espaços: a Estação Ferroviária e também o Centro Cultural Marieta Telles, na Praça Universitária. 

“Vamos explorar muitos locais abertos. Vamos fazer muita coisa na Estação Ferroviária. Amanhã mesmo teremos uma exposição fotográfica da nossa cidade lá. Levaremos o Chorinho para a Estação. Exploraremos o Bosque dos Buritis. Tenho certeza que a retomada na Secretaria de Cultura vai priorizar muito os eventos, principalmente os que são a ceu aberto”, destacou o secretário Zander Fábio, em entrevista exclusiva ao Diário de Goiás nesta quarta-feira (20/10).

“O pôr-do-sol mais bonito abrigará o Chorinho”

Zander destaca que o Chorinho funcionará quinzenalmente havendo revezamento entre os espaços. Se antes, apenas o Grande Hotel vivia o choro, agora a Estação Ferroviária e a Praça Universitária também terão a oportunidade de vivenciar a mesma experiência de um dos eventos a céu aberto mais aguardados durante todo o período pandêmico. 

“Antes, o Chorinho era feito apenas ali no Grande Hotel na Avenida Goiás. Agora, nós vamos fazer na Estação Ferroviária, também no Grande Hotel e no Centro Cultural Marieta Telles que será reinaugurado no próximo domingo que fica na Praça Universitária. Será uma reinauguração de uma manutenção que foi feita. O pôr do sol mais bonito da nossa capital abrigará o Chorinho”, pontuou Zander que comemora o novo decreto da Prefeitura que permite a realização de eventos.

“Goiânia pulsa eventos. É a capital do entretenimento e do negócio hoje no Brasil e nas capitais. A partir do momento que há essas liberações, shows, teatro, os promotores começam a ter o interesse e procuram a Prefeitura para viabilizar”, destacou.

Brandão comemora retorno do Chorinho

Produtor do evento, o músico Carlos Brandão comemora a retomada do Chorinho para a capital. “Eu acho que tá todo o mundo esperando a volta do Chorinho. Desde que encerramos as atividades por motivos óbvios as pessoas estão cobrando muito o retorno nas redes sociais. Um amigo meu postou sobre esse retorno do evento e ontem já tinha alcançado 40 mil pessoas. As pessoas estão esperando isso”, comemora.

Nesse primeiro momento, o Chorinho que tem agenda para retorno no próximo dia 5 de novembro, receberá o João Garoto e Brasileirinhos, além de Nóis & Nóys, capitaneado por Xexéu. “São grupos e cantores que estão no Chorinho desde o começo e será muito bom tê-los nesse recomeço”, explica. O calendário de atrações já tem sete semanas garantidas nessa temporada de retomada.

Brandão também ressalta a diversidade cultural que o Chorinho proporciona. “O Chorinho é o único espaço democrático da cidade. Qualquer pessoa de qualquer bairro, credo e sexo pode chegar ali. É super democrático. Faz falta na cidade isso. Um espaço aberto, com comida e bebida barata. Você chega lá e faz um esquenta”, reforça ressaltando que o evento tem hora para acabar: sempre às 22h.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.