22 de dezembro de 2024
Publicado em • atualizado em 17/03/2023 às 15:49

Acieg coloca adversários políticos à mesma mesa

O governador Ronaldo Caiado, senador Vanderlan Cardoso, o prefeito de Goiânia Rogério Cruz e o senador Wilder Morais compartilharam a mesma mesa durante evento
O governador Ronaldo Caiado, senador Vanderlan Cardoso, o prefeito de Goiânia Rogério Cruz e o senador Wilder Morais compartilharam a mesma mesa durante evento

A cerimônia de posse da diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) que reconduziu o empresário Rubens Fileti na presidência da entidade nesta quinta-feira (16/03) promoveu uma reunião entre ex-aliados, adversários e inimigos políticos que estiveram sentados à mesma mesa, lado a lado durante o jantar. 

Entre o prato principal, petiscos, arroz goiano regado à pequi, strogonoff e almondegas. Para acompanhar, além das bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, bastante política. Na mesma mesa sentaram o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o senador e ex-secretário da Indústria e Comércio, Wilder Morais (PL), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Patriota) e seu oponente ao Paço Municipal em 2020, o senador Vanderlan Cardoso (PSD).

Na mesa ao lado, estava o deputado federal Gustavo Gayer (PSD), alvo de um processo por parte do senador pessedista. O deputado estadual Fred Rodrigues (DC) também marcava presença.

Entre os presentes, vários nomes são apontados como prefeitáveis em 2024. O prefeito Rogério Cruz, que se sentou ao lado de Caiado, pode enfrentar Vanderlan, que estava à sua frente. Ambos devem repetir a disputa que travaram em 2020, quando o republicano era vice-candidato de Maguito Vilela, mas praticamente conduziu a campanha emedebista à vitória. O vice-governador Daniel Vilela (MDB) não marcou presença.

Ao Diário de Goiás, Wilder Morais disse que o PL terá candidato ao Paço Municipal em 2024. Levantou nomes como o senador “e amigo”, Vanderlan Cardoso (PSD). “Continuamos mantendo uma relação muito próxima. A esposa dele é minha suplente então, temos a melhor relação possível”, ponderou. “Mas ele não está no PL”, avaliou. Questionado se poderia convencer Vanderlan a mudar de partido, Wilder respondeu a máxima que na política, as coisas mudam rapidamente.

Morais também pontuou que o deputado federal Gustavo Gayer (PL) tem boas condições de disputar o pleito. No momento, avalia que deve fazer oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília. De todo o modo, o parlamentar é alvo de uma representação do próprio Vanderlan Cardoso quando, revoltado com o voto do senador em Rodrigo Pacheco, o chamou de “vagabundo”.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.