23 de dezembro de 2024
Informativo

Secretaria Raquel Teixeira acredita que gestão com OS será melhor para escolas

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, afirma ter um “compromisso de vida” e diz que “não passaria uma escola para uma OS se não tivesse a certeza de que a experiência nova seria melhor”. A defesa do novo modelo de gestão foi feita pela secretária em entrevista publicada no Jornal Opção no domingo, 26 de fevereiro, oportunidade em que também tratou de outros assuntos de sua pasta.

Raquel Teixeira lembrou que o modelo foi construído em parceria com o Banco Mundial, e que ele inclui os pontos positivos das escolas Charter nos Estados Unidos e das Academies na Inglaterra. A secretária lembra que o banco se interessou pela experiência pioneira no Brasil porque a instituição busca um modelo que possa ser proposto a outros países em desenvolvimento como forma de promover a sustentabilidade.

 “ [Eles] acreditam no modelo que nosso Estado concebeu e sentem que têm um case para apresentar não só a outros Estados, mas também em outros países – a Ásia e a África estão procurando modelos, porque existe um problema de governança. Há uma demanda por serviços públicos muito grande nos países emergentes”, afirma a secretária.

Novos Editais

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) vai lançar dois novos chamamentos públicos para as regiões de Águas Lindas e Luziânia.  A pasta também prepara editais para Goiânia e Região Metropolitana. “Creio que consigamos cobrir este ano cinco macrorregiões e 170 unidades, com certeza”, observa Raquel Teixeira.

Ensino Médio

A Reforma do Ensino Médio é considerada por Raquel Teixeira como algo que “precisava acontecer”. A secretária lembra que o atual modelo de ensino para jovens e adultos não responde aos anseios desta camada da população e às necessidades da educação do Século 21.

“Um aluno pode querer ser médico, professor ou técnico em edificação. De forma orientada, vai se discutir o que ele quer na vida. Ele pode querer ser técnico, sem que se descarte que, no futuro, ele faça engenharia. No ensino médio, vai escolher as disciplinas que o ajudarão a ser um bom técnico em edificação. Outro dado importante e preocupante é que só 18% dos jovens de 18 a 24 anos fazem curso superior. Ou seja, 82% deles ficaram sem concluir o ensino fundamental ou sem concluir o ensino médio”, argumenta.

Dentro da política de expansão do Ensino em Tempo Integral, a Seduce criou 27 novos  Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) que já iniciaram as aulas no último dia 13 dentro da nova proposta para o Ensino Médio.

A Seduce também trabalha, dentro do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador, na ampliação da educação infantil, que é uma reponsabilidade dos municípios. Na quinta-feira, 23/2, Raquel Teixeira recebeu secretários de educação municipal para discutir como a secretaria pode colaborar com as redes no apoio ao desenvolvimento de soluções na infraestrutura, administração e aspectos pedagógicos.

Cultura

Os principais festivais da cultura em Goiás [FICA, Canto da Primavera e Tenpo], realizados em 2016 estão confirmados para este ano e Raquel Teixeira ressalta que as despesas dos eventos anteriores estão todas quitadas.

Sobre o Fica, ela lembra que o festival está cada vez mais voltado para o tema de sua origem. “O foco está claro: é o audiovisual e a questão ambiental”, destaca.

Para este ano, o Governo de Goiás investirá R$ 2,5 milhões para um acervo de 60 mil exemplares na Biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON).


Leia mais sobre: Informativo