25 de fevereiro de 2024
Sonho • atualizado em 23/06/2023 às 14:23

Em busca de título inédito Goiás busca classificação para as oitavas da Sul-Americana

Foto: Hely Maia
Foto: Hely Maia

Além da luta pela permanência na séria A do campeonato brasileiro outro campeonato que está na mira do Verdão da Serra é a Copa Sul-Americana, torneio internacional que o Goiás já foi vice campeão em 2010.

O Goiás é o atual líder do grupo G com 9 pontos, porém apenas 2 pontos acima do 2ª e 3 colocados e na próxima quarta-feira (28/06) enfrenta Santa-Fé em Bogotá na Colômbia. Se você tem esperança que o Verdão da Serra consiga passar de fase e quem sabe chegar ao tão sonhado título internacional, use o Codigo bonus bet365 para acompanhar e dar o seu palpite nos próximos jogos do Goiás.

A Copa Sul-Americana é uma antiga conhecida do Goiás e em 2010 o clube conquistou o vice campeonato, e busca, agora em 2023, completar o serviço e se sagrar campeão do torneio. Confira aqui um pouco mais das principais participações do Goiás na Copa Sul-Americana ao longo dos anos.

Primeiras participações e um vice campeonato

Em sua primeira participação o Goiás não foi tão longe, porém conseguiu eliminar o Atlético Mineiro, um dos maiores clubes do Brasil. Na época o campeonato tinha um formato diferente e times de mesmos países se enfrentavam em mata a mata na busca da classificação para as quartas de finais. O Goiás, passou pelo Atlético-MG no primeiro desses mata-a-matas e acabou perdendo para o Cruzeiro no jogo seguinte, que acabou depois sendo desclassificado pelo Internacional.

Em 2009 já num novo formato o Goiás novamente enfrentou o Atlético-MG e mais uma vez acabou eliminando o clube mineiro numa disputa de pênaltis, assim se classificando para às oitavas de final. Já nas oitavas de final acabou sendo eliminado para o Cerro Portenho do Paraguai, clube que passaria também pelas quartas de final pelo Botafogo e perderia na semi final para o Fluminense.

Então foi na Sul Americana de 2010 que a melhor campanha do Goiás aconteceu. O Goiás entrou no torneio direto na segunda fase enfrentando o Grêmio e se classificando com um resultado agregado de 3×1. Nas oitavas o Verdão enfrentou o Peñarol e em um segundo jogo emocionante no Uruguai e com um a menos conseguiu se classificar para as Quartas de final. Nas quartas enfrentou o Avaí e se classificou com um placar agregado de 3×2.

Já na semi final o adversário era o gigante Palmeiras que foi um adversário duríssimo. O primeiro jogo em Goiânia o Verdão Paulista venceu por 1×0 o que deixou a maioria confiante da sua classificação. No segundo jogo no Pacaembu, o Palmeiras começou melhor com bola na trave e perdendo uma chance cara a cara com o goleiro Harlei do Goiás. Aos 33 do primeiro tempo Luan abriu o placar para o time da casa, deixando a situação do Goiás extremamente complicada. Porém o Goiás não desistiu e ainda no primeiro tempo, nos acréscimos conseguiu descontar e fazer 1×1 com Carlos Alberto. Em um segundo tempo tenso a classificação do Verdão da Serra veio da cabeça de Ernando que aos 36 minutos fez um gol que calou o Pacaembu e garantiu a vaga do Goiás na Final. Infelizmente na final o Goiás não conseguiu vencer o Atlético Independiente da Argentina. Após ter vencido o primeiro jogo em casa por 2×0, acabou perdendo o segundo por 3×1 e nos pênaltis o time Argentino se sagrou campeão.

Campanhas ruins e a esperança de algo melhor

Após o vice campeonato de 2010 o verdão só foi participar da Copa Sul-Americana em 2014, onde foi eliminado nas oitavas de final. Já em 2015 a campanha foi ainda pior e o clube Goiano foi eliminado ainda na primeira fase do campeonato para o inexpressivo Brasília. Já em 2020 mais uma eliminação decepcionante na primeira fase para o Sol de América do Paraguai. 

Esse ano o Goiás busca melhorar seu histórico no campeonato. Com duas vitórias e 3 empates o Goiás é o atual líder do grupo e depende somente de si próprio para garantir sua vaga. O clube enfrentará o Santa Fé na Bolívia e apenas um empate já garante a sua classificação. Agora resta saber se além de conquistar a vaga o Goiás conseguirá fazer uma campanha de impacto e quem sabe se sagrar campeão da Copa Sul-Americana.


Leia mais sobre: Informativo