25 de fevereiro de 2024
Sonho • atualizado em 07/06/2023 às 17:10

Em busca de título inédito, Vila Nova quer voltar para a elite brasileira

Foto: Felipe Barros/ExLibris/Secom-PMI
Foto: Felipe Barros/ExLibris/Secom-PMI

No cenário do futebol goiano, o Vila Nova Futebol Clube é um clube com uma história rica e uma legião de torcedores apaixonados. Fundado em 29 de julho de 1943, o Vila Nova construiu uma trajetória marcada por tradição, conquistas e momentos memoráveis. São 15 títulos goianos, 3 da Copa Goiás e 3 títulos da Série C do Campeonato Brasileiro. Porém a última participação do clube na série A foi em 1985.

Na luta para conquistar o acesso a Série A e conquistar o título inédito da Série B, o Vila Nova ganhou ontem da Chapecoense e se mantem apenas 2 pontos atrás do líder Vitória, tendo um jogo a menos que a equipe Baiana. A série B promete se manter super disputada até o fim do campeonato e você pode acompanhar a campanha do Vila Nova nas principais Casas de Apostas dando o seus palpites se você acha que o Tigre Goiano será capaz da ser campeão da segunda divisão e conquistar a tão sonhada vaga para a Série A.

O Vila Nova já teve algumas boas participações nas séries A, B e C, enfrentando equipes de renome em todo o país. Vamos relembrar um pouco da história do Vila Nova no Campeonato Brasileiro.

Série C

A primeira conquista do Vila Nova na Série C ocorreu em 1996. Naquela temporada, o clube se sagrou campeão de forma invicta, com uma campanha brilhante e mostrando um futebol consistente. A conquista do título foi um marco para o clube e trouxe grande orgulho para a torcida.

O segundo título da Série C veio em 2015. O Vila Nova novamente se destacou ao longo da competição e conquistou o acesso à Série B com o título da competição. A campanha foi marcada por grandes vitórias e atuações de destaque, garantindo a alegria da torcida e o reconhecimento do clube no cenário nacional.

A terceira e mais recente conquista do Vila Nova na Série C ocorreu em 2020. O clube teve uma campanha sólida e consistente, superando adversidades e mostrando sua determinação em busca do título. A conquista foi ainda mais especial, pois ocorreu em meio a um cenário desafiador devido à pandemia de COVID-19, ressaltando a superação do clube e a força de sua equipe.

Série B

Embora ainda não tenha se sagrado Campeão da Segunda Divisão, o Vila Nova já participou diversas vezes do campeonato, e continua na busca do acesso de volta a sonhada Série A.

Mesmo tendo conseguido acesso em outros anos, a melhor campanha do tigre foi em 1999 quando ficou na quarta posição, mas acabou perdendo o acesso no quadrangular final. Em 2008 com Túlio Maravilha no elenco, o clube quase conseguiu o acesso, mas acabou ficando na 8 posição.

Esse ano o Vila Nova busca não apenas o acesso á Primeira divisão como também o título da Série B. Por isso o clube fez um total de 24 contratações nessa janela de transferência de início de temporada e dispensou mais de 10 jogadores para renovar e melhorar o elenco, o que parece ter surtido efeito, uma vez que faz um excelente início de temporada. Ano passado nos 19 jogos da primeira fase no campeonato o Tigre havia somado apenas 14 pontos, esse ano com apenas 10 partidas e com a vitória conquistada ontem sobre a Chapecoense já soma 23 pontos, a segunda colocação do campeonato com um jogo a menos que o líder.

Série A

O Vila Nova até hoje, participou apenas 7 vezes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, sendo elas em 1977, 1978, 1979, 1980, 1981, 1983 e 1985. Até hoje nenhuma dessas campanhas foi de grande representatividade, sendo sua principal participação em 1979 quando alcançou a 21º posição sendo esse seu melhor resultado no Campeonato. Porém, o Vila Nova busca voltar a disputar a Série A e se manter mais tempo na elite do Campeonato.


Leia mais sobre: Informativo