18 de abril de 2024
Futebol

Vem aí o Goianão 2024 – o que esperar dos gigantes do estado

Veja o que esperar dos três gigantes do estado e quem larga como favorito para o título
2024 é o segundo ano seguido do novo formato do campeonato, com 12 times em grupo único jogando 11 partidas, isto é, apenas jogos de ida. (Foto: PxHere).
2024 é o segundo ano seguido do novo formato do campeonato, com 12 times em grupo único jogando 11 partidas, isto é, apenas jogos de ida. (Foto: PxHere).

Janeiro é sinônimo de nova temporada no futebol brasileiro, e o mesmo vale para os times goianos. A preparação para a temporada começou com a Copa São Paulo de Futebol Júnior, com times como Goiás, Atlético-GO, Vila Nova e Trindade mandando os garotos da base para campo, mas desses somente o Dragão passou da fase de grupos. Ainda assim, muitos dos jovens devem subir para o time principal já para o Goianão, que começa no dia 17/01.

Quem quiser aproveitar o início do estadual para fazer seus palpites esportivos pode contar com o betclic codigo promocional 2024 e tentar acertar quem irá mais longe no campeonato.

É o segundo ano seguido do novo formato do campeonato, com 12 times em grupo único jogando 11 partidas, isto é, apenas jogos de ida. A seguir, vejamos então o que esperar dos três gigantes do estado e quem larga como favorito para o título.

Atlético-GO

Além de estar em primeiro na nossa lista pela simples ordem alfabética, a verdade é que o Atlético-GO hoje é o grande favorito para faturar o Campeonato Goiano 2024.

Isso acontece ao menos por dois motivos: primeiro, porque o time é o atual campeão, tendo vencido seu rival Goiás na final de 2023, nos pênaltis; segundo, porque terminou a Série B 2023 em quarto lugar, garantindo o acesso à elite em 2024 – e será o único time do estado na Série A.

O Dragão é o time que mais se reforçou para a nova temporada também, tendo trazido já nove jogadores, e segue em busca de mais cinco, segundo o presidente Adson Batista em coletiva de imprensa. Se efetivamente as novas chegadas farão a diferença resta ver, mas que o Atlético é o mais forte do estado hoje em termos de status, não há dúvida.

Goiás

Impossível falar do Goiás hoje sem citar o sabor amargo com o qual o Esmeraldino terminou a temporada de 2023: rebaixado pela Série B do Brasileirão pela segunda vez em quatro anos.

O time passou o ano de 2022 incólume na elite, inclusive chegando à Copa Sul Americana, mas no ano seguinte as coisas desandaram, começando com a perda do título goiano para o Atlético nos pênaltis na final.

Já na parte final da temporada, o que complicou o Esmeraldino foi uma reta final de Brasileirão lamentável, com cinco derrotas nos últimos seis jogos, selando a queda.

Ainda assim, o time aparece como um dos candidatos mais fortes ao título goiano. Com a chegada do técnico Zé Ricardo, o objetivo do Goiás é começar 2024 com o pé direito no estadual e, depois disso, focar na Série B com todas as forças para subir o quanto antes.

Vila Nova

Dentro da sua realidade, o Vila Nova fez temporada acima da média na Série B 2023, terminando em 8º lugar e, durante muitos momentos da temporada, brigando pelo acesso. Não foi desta vez, porém.

O Tigrão agora foca no Campeonato Goiano para começar bem a temporada e, se der tudo certo, voltar a pensar no acesso à elite quando começar a Série B. É o menos favorito dos três grandes, é verdade, mas não é uma equipe a ser subestimada.

Outras equipes

Claro que o futebol goiano não se resume aos três mais tradicionais. Correndo por fora na briga pelo mata-mata vale citar o Aparecidense, que joga a Série C 2024 mais uma vez, depois de ficar de fora da zona de classificação.

Outro time a se ficar de olhos é o Anápolis, que foi semifinalista goiano em 2023 e chega para 2024 novamente com o intuito de, no mínimo, repetir o desempenho de mata-mata – embora a concorrência seja real.

Por fim, CRAC e Iporá devem compor o restante da fase final do campeonato, mas cientes de que, com elencos bem menos aprofundados e menos recursos, não são favoritos para irem muito longe.


Leia mais sobre: / / / / Informativo