O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota) e a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) lançaram nesta terça-feira (13), às 8h, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, um novo app para agendamento de consultas médicas.
Os usuários do sistema Android, já podem fazer o download do aplicativo “Saúde Aparecida” na Play Store. Para quem utiliza o aparelho iPhone, a disponibilidade do app, será nos próximos 60 dias.
Com o celular na mão, será possível o aparecidense agendar consultas nas diversas especializações médicas como clínico geral, pediatra, médico da família e ginecologista.
Agora, o paciente que passou por alguma consulta e tenha a necessidade de agendar o retorno, também é possível marcar pelo aplicativo. Outra facilidade oferecida pela nova tecnologia é o acesso aos atestados médicos emitidos nas UPA´s do município e o agendamento de testes para diagnóstico da covid-19.
Cadastro do usuário
Os interessados devem baixar o app e inserir os dados solicitados para login de novos usuários. A atualização do cadastro, se for exigida, será feita em qualquer unidade de saúde do município. Basta o interessado apresentar RG ou Certidão de Nascimento, CPF e comprovante de endereço.
Agilidade no atendimento
Durante a coletiva o Prefeito Vilmar Mariano reconhece o congestionamento do 0800 e a sobrecarga no sistema de consulta. O objetivo do aplicativo é dar mais agilidade ao atendimento, desafogando a central telefônica. “O que a gente está fazendo aqui é dar mais uma oportunidade para aquelas pessoas que procuram a saúde do nosso município, ter o 0800 e mais esse aplicativo, as pessoas podem ter mais acessibilidade à nossa saúde”, destacou o prefeito.
Leia também: Opinião pública está favorável à gestão do Albert Einstein no HMAP, diz Vilmar Mariano.
Além da nova funcionalidade, os moradores podem continuar fazendo o agendamento presencial e também pelo telefone 0800-646-1590. É preciso informar os dados pessoais, número do Cartão SUS e motivo da consulta. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 19h.
Saúde em Aparecida de Goiânia
Ao falar dos avanços da saúde em Aparecida, o prefeito enalteceu o trabalho do secretário de saúde. “Você é o melhor secretário de saúde do Brasil”, em elogio a Alessandro Magalhães. Reafirmou a importância do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), das articulações junto ao governo de Goiás para implementação do Centro Oncológico de Aparecida e o sonho da aquisição de uma maternidade para o município. “A saúde de aparecida está muito bem, faz agora um ano que o Albert Einstein (AE) assumiu o nosso HMAP. Enfim, são coisas bacanas. O Alessandro está trabalhando em parceria com o nosso Governador Ronaldo Caiado, na implantação de um centro oncológico para tratamento do câncer. São coisas que vão acontecer aqui na cidade de Aparecida”, Vilmar Mariano.
Leia também: HMAP realiza maratona para comemorar 1 ano de gestão do Albert Einstein.
Saúde, tecnologia e inovação
Segundo o secretário de saúde o aplicativo é a ponta do iceberg, do processo de informatização, que o prefeito Vilmar Mariano determinou, para a Secretaria de Saúde. Hoje nós já temos nossas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) com todo sistema informatizado e estamos preparando a implementação nas nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Magalhães explicou que o aplicativo ainda está em desenvolvimento e outras funcionalidades serão implantadas.
“Até o fim do ano, o paciente já terá todo o prontuário médico em mãos por meio do aplicativo. O objetivo é ampliar o acesso às consultas e permitir que o usuário tenha todas as funcionalidades do registro de atendimento na palma da mão”, esclareceu o secretário.
O futuro da saúde pública
Magalhães pontuou que a cidade de Aparecida está em conformidade com a tendência mundial da saúde digital. “Hoje nós temos a telemedicina implantada, o aplicativo vem somar, para facilitar a vida do cidadão ao serviço de saúde pública do município”.
A saúde que cuida das pessoas
Com 87 mil consultas disponíveis para os usuários do SUS para a atenção primária. A prefeitura de Aparecida vai trabalhar para combater o absenteísmo, com uma média de agendamento de sete dias. “Hoje, historicamente, mostra que o paciente se ausenta, marca a consulta e não comparece quando eu alongo a agenda”, sublinha o secretário.
“Há muita reclamação na central de regulação por causa dessa demora. Hoje o que a gente tem que lembrar é o seguinte. Nós viemos de dois ou três anos de pandemia. Então há uma demanda represada”, lembrou o secretário. Foi pensada uma força-tarefa, nominada pelo prefeito Vilmar Mariano de mutirões da saúde, aos sábados, para tentar reduzir as filas.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / App / Saúde Aparecida / Saúde pública / Vilmar Mariano / Aparecida de Goiânia / Notícias do Estado