No ano de 2023 desastres naturais, massacres em escolas, mortes precoces ou inesperadas e guerras assolaram o Brasil e o mundo. O Diário de Goiás, por meio de matérias especiais, trouxe um compilado com dez casos trágicos que aconteceram este ano. A lista está separa por tragédias específicas no país e as do restante do mundo.
Brasil
Ciclones no Sul
Durante este ano, o Sul do Brasil sofreu com os alertas vermelhos ocasionados por causas naturais, gerando ciclones, enchentes e deixando dezenas de pessoas desabrigadas. Um exemplo foi o ciclone extratropical formado no litoral entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que provocou ventos de maior intensidade, que chegaram até 100 km/h.
Juntamente com o ciclone, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná sofreram com chuvas intensas e volumosas, bem como a alta incidência de raios e granizo. As chuvas acumularam mais de 100 milímetros nos estados com as fortes rajadas de vento.
Rompimento de mina de sal-gema em Maceió
Uma mina de sal-gema da Braskem, em Maceió, se rompeu dias após o alerta de risco de colapso. Com isso, ocorreu a evacuação emergencial de cinco bairros, sendo eles, Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro, Mutange e Farol, a tragédia deixou aproximadamente 5 mil famílias desabrigadas.
Conforme informado por estudos, o rompimento em Maceió se deu por falhas geológicas que podem ter levado ao vazamento de água e à despressurização de poços que começaram a ceder, fazendo com que o solo perdesse estabilidade e o estado “afundasse”.
Ataque a creche em Blumenau
Uma creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, Santa Catarina, foi alvo de um ataque no dia 5 de abril. Na ação, quatro crianças foram mortas, sendo três meninos e uma menina com idades de 4 a 7 anos. Segundo a polícia, um homem pulou o muro da creche e iniciou os ataques contra as crianças com uma machadinha.
O caso de Blumenau não foi isolado, este ano o Brasil sofreu com diversos ataques em escolas, como por exemplo em uma escola estadual de São Paulo, em que quatro professoras e um aluno foram esfaqueados.
Jovem morre durante show da Taylor Swift
A cantora Taylor Swift veio ao Brasil em novembro deste ano com a turnê ‘The Eras Tour’ e, o que era para ser um momento único e de alegria, acabou se tornando uma grande tragédia. A estudante Ana Clara Benevides, de 23 anos, faleceu durante a apresentação e o laudo preliminar feito com base em exames do Instituto Médico Legal (IML) apontou que a menina teve uma hemorragia pulmonar.
A suspeita é que a morte tenha sido ocasionada pelas fortes ondas de calor que estavam atingindo o Rio de Janeiro, com temperaturas chegando até 60°C.
Caso Hadassa
Uma menininha de apenas 4 anos, Kemilly Hadassa Silva, foi encontrada morta no dia 10 de dezembro, após ter desaparecido no dia 9 do mesmo mês. O corpo de Hadassa foi encontrado dentro de um saco de ração que foi jogado em um valão de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Com as investigações, a polícia chegou até o primeiro da mãe de Hadassa, que confessou ter estuprado e matado a menina. De acordo com a Polícia Civil, a responsável pela criança saiu para uma festa, deixando Hadassa sozinha com os irmãos de 7 e 8 anos e, quando voltou para casa, a menina não estava mais lá.
Mundo
Guerra Israel X Hamas
No dia 7 de outubro, o grupo radical islâmico Hamas bombardeou Israel deixando centenas de mortos, sendo considerado um dos maiores ataques dos últimos anos. Milhares de foguetes de Gaza foram disparados em direção a Israel e militantes armados derrubaram as barreiras israelenses que cercavam a faixa.
Jovens que estavam no Universo Paralello, festival de música eletrônica, foram atacados e 260 corpos foram encontrados no local da tragédia. Com isso, diversas pessoas, incluindo brasileiros, tiveram que ser repatriados e outros milhares foram feitos de reféns.
Submarino de expedição aos restos do Titanic implode
Um submarino da empresa OceanGate levava cinco tripulantes para uma expedição turística até os destroços do Titanic. Entretanto, o submersível sumiu e os destroços foram encontrados, deixando todos os tripulantes mortos. Segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos, o submarino implodiu, informação confirmada após encontrarem os destroços que mostraram que a cabine que protegia da pressão do mar foi perdida.
A empresa se responsabilizou por comunicar que todos os passageiros haviam morrido na tragédia. Os restos do Titanic se encontram a 3.800 metros abaixo do mar.
Furacão em Acapulco, no México
O furacão Otis, de categoria 5, atingiu o México, devastando Acapulco em outubro deste ano. O desastre deixou mais de 40 mortos. O furacão chegou com ventos que atingiram a velocidade de 270 km/h e a cidade ficou sem comunicação, além de ter provocado inundações e deslizamentos.
Terremoto Turquia e Síria
Um terremoto atingiu a Turquia e a Síria nos dias 5 e 6 de fevereiro e o número de mortos ultrapassou 21 mil. Na Turquia, mais de 17 mil pessoas foram mortas e mais de 72 mil ficaram feridas, conforme informado pela Agência de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia.
Já na Síria, o número de mortos ultrapassou 3 mil e de feridos mais de 5 mil. Segundo dados do governo da Turquia, ao menos 78 mil pessoas ficaram feridas com o terremoto.
Incêndio no Havaí
Um incêndio florestal atingiu o Havaí deixando mais de 100 mortos, se tornando o mais fatal dos Estados Unidos nos últimos sem anos e o terceiro mais mortal do século considerando o mundo todo. As chamas atingiram a ilha de Maui desde o dia 8 de agosto.
Leia mais sobre: Ana Clara Benevides / Geral