Foi divulgado nesta segunda-feira (7) o resultado oficial do Processo de Eleição Direta (PED) 2025 do Partido dos Trabalhadores (PT) em Goiás. O pleito consolidou a vitória do grupo majoritário da legenda com a eleição de Adriana Accorsi para a presidência estadual do partido e de Neyde Aparecida como nova presidenta do diretório municipal.
No diretório estadual, Adriana Accorsi venceu com 721 votos, contra apenas 40 de Luiz Carvalho. No diretório municipal, Neyde conquistou 681 votos, superando com ampla vantagem a concorrente Sara de Castro, que obteve 74 votos. Ambos os nomes integram o mesmo campo político liderado por correntes como Articulação, Movimento PT, PT pra Vencer, EPS e Cerrado, com apoio da maioria da bancada petista no Estado.
A ampla vantagem demonstra o fortalecimento do grupo de Adriana Accorsi, que contou com o respaldo das principais lideranças petistas em Goiás, como o deputado federal Rubens Otoni, os estaduais Bia de Lima, Antônio Gomide e Mauro Rubem, e os vereadores Kátia Maria, Edward Madureira e Fabrício Rosa.
A eleição também renovou a composição dos diretórios zonais, que representam as regiões organizadas de Goiânia. Nove zonais participaram, com destaque para a 136ª Zonal (com 148 votantes) e a 134ª Zonal (com 120 votantes). No total, 806 filiados votaram na capital. Foram eleitos presidentes zonais nomes como Edilberto Dias (1ª Zonal), André Abreu (134ª Zonal), Wanderley Marques (136ª) e Mariza Moura (147ª), entre outros.
Com votação aberta a todos os filiados até fevereiro de 2025, o PED envolveu 166 municípios goianos e ocorreu simultaneamente em todo o país, com o objetivo de renovar os comandos do partido em suas diversas instâncias. O resultado em Goiânia consolida a liderança de um grupo que deve influenciar os rumos do PT nas eleições municipais de 2026.
Direção Nacional do PT
Na eleição para o diretório nacional, o mais votado em Goiânia foi Edinho, com 560 votos, outro integrante do mesmo grupo de Adriana e Neyde. Já na disputa entre chapas nacionais, a de número 280 obteve a maioria, com 499 votos. Edinho é o nome da corrente majoritária do PT, a Construindo um Novo Brasil (CNB), da qual Lula faz parte, representando quase 50% dos votos de filiados, informa o portal Uol.
Leia mais sobre: Adriana Accorsi / PT / PT Goiânia / PT Goiás / Cidades / Notícias do Estado

