16 de julho de 2025
Eleição Direta • atualizado em 04/07/2025 às 19:49

Presidência estadual do PT será definida em pleito neste domingo (6)

Concorrem ao cargo a deputada federal Adriana Accorsi e o professor da Universidade Federal de Catalão (UFCat) Luiz Carvalho
As eleições diretas do partido acontecem em todo o país. Foto: Reprodução
As eleições diretas do partido acontecem em todo o país. Foto: Reprodução

As eleições que irão definir a nova presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Goiás acontece no próximo domingo (6). O pleito segue as diretrizes da legenda, que realiza o processo de Eleição Direta (PED) para escolher os próximos presidentes nacional, estaduais e municipais, além dos membros dos diretórios da legenda em todo país.

Em Goiás, foram lançadas duas chapas para a presidência estadual: a PT União e Esperança, liderada pela deputada federal Delegada Adriana Accorsi, e a Virar à Esquerda, comandada pelo professor da Universidade Federal de Catalão (UFCat) Luiz Carvalho.

Accorsi concorre à direção estadual em Goiás com o apoio das maiores tendências do partido: Articulação; Movimento PT; PT pra Vencer; EPS; Cerrado; e da bancada de parlamentares, que reúne o deputado federal, Rubens Otoni; os deputados estaduais Bia de Lima, Antônio Gomide e Mauro Rubem; os vereadores Kátia Maria, atual presidenta estadual, Edward Madureira e Fabrício Rosa, entre outros e lideranças importantes da história do partido.

Já o professor Luiz Carvalho é apoiado pelo movimento camponês da região sudeste do estado de Goiás, com o qual realizou trabalho de assessoria e organização. Atualmente, ele representa o Fórum Diálogo e Ação Petista (DAP), no diretório estadual do PT Goiás, e é secretário de organização do PT de Catalão-GO, onde também possui representatividade.

Fortalecimento do partido

A deputada ressalta que o PT é o único partido que faz eleição direta dos dirigentes. “É um processo eleitoral muito democrático, que envolve debate, reflexão e elaboração de estratégias para o futuro”, explica. “Vamos organizar e fortalecer o partido para reeleger o presidente Lula em 2026”, afirmou Adriana Accorsi.

O Diário de Goiás tentou contato com o candidato da chapa Virar à Esquerda para saber das expectativas para o pleito, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. O espaço permanece aberto.

Onde e como votar

Estão aptos a votar nas eleições diretas do PT filiados e filiadas até fevereiro de 2025. A votação acontece em oito zonas eleitoras da capital, das 8h às 17h.

Confira os endereços dos locais de votação:

1ª Zonal e 2ª Zonal
PT MUNICIPAL- Rua 260, no 105, Setor Leste Universitário

127ª Zonal
ESPAÇO DE FESTA PARAISO – Rua C-159, esq. c/ Rua C-128, Qd. 246, lote 01, no 10, Setor Jardim América.

133ª Zonal
CENTRO COMUNITÁRIO DOM OSCAR ROMERO – Rua SC -18, Qd. 09, Lt. 09 Parque Santa Cruz.

134ª Zonal
ESCOLA MUNICIPAL VITOR HUGO LUDWIG – Rua Formosa, nº 450, Setor Cidade Jardim

135ª Zonal
ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO CONJUNTO CAIÇARA – ASCA – Rua Cabo Verde, n° 5, Conjunto Caiçara.

136ª Zonal
CEREA-CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE ALCOOLATRAS- Av. César Lattes, 1268 – Conj. Cachoeira Dourada

146ª Zonal
ESCOLA PROFESSORA NILVA –
40, R. Porto Alegre, 2 – Vila Jardim São Judas Tadeu

147ª Zonal
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO JARDIM NOVA ESPERANÇA- Avenida Central, Quadra 50, Lote 22 – Jardim Nova Esperança (Ponto de Referência: Ao lado da Delegacia)


Leia mais sobre: / / / / Política