22 de novembro de 2024
Pesquisa de preço

Presentes de Natal apresentam variação de preço de até 242,05%, aponta Procon Goiânia

O órgão avaliou 34 itens, entre eles, bicicletas, bolas de futebol, smartphones e perfumes, em 29 estabelecimentos comerciais da capital
O levantamento foi realizado por fiscais entre os dias 7 e 11 de dezembro. Foto: Procon Goiânia
O levantamento foi realizado por fiscais entre os dias 7 e 11 de dezembro. Foto: Procon Goiânia

Uma pesquisa de preços realizada pelo Procon Goiânia apontou variação de até 242,05% no valor dos mesmos presentes de Natal. O levantamento do órgão, realizado na capital entre os dias 7 e 11 de dezembro, avaliou o preço praticado em 34 itens, em 29 estabelecimentos comerciais de Goiânia.

De acordo com o Procon Goiânia, o item com maior diferença de preço encontrado foi a bicicleta aro 12, por R$ 190,00 a R$ 649,90, que representa variação entre 242,05%. Já a bola de futebol teve variação de 230,39%, podendo ser encontrada de R$ 27,21 a R$ 89,90. A boneca Little Mommy Mattel registrou variação de 177,68%, sendo encontrada de R$ 71,99 a R$ 199,90.

Com a pesquisa, o consumidor que realizar compra pelo menor preço desses produtos, terá despesa de R$ 385,09. Já se fizer compras com o maior valor, terá despesa de R$ 1.246,56. Sendo assim, se utilizar a pesquisa do Procon Goiânia como base para suas compras, poderá economizar R$ 861,47, apenas nesses cinco itens, e ter economia considerável ao final de toda lista.

Com efeito, as cinco menores variações estão entre 0,01% a 11,41%. O destaque foi para o Smartphone Samsung Galaxy A 14 Gb, que teve a menor variação 0,01%, sendo encontrado de R$ 899,00 a R$ 899,10. Já o patins teve variação de 5,83%, podendo ser encontrado de R$ 1.200,00 a R$1.270,00 e a caixa de som Bluetooth – JBL Charge 5 teve variação de 9,11%, sendo encontrado de R$ 824,00 a R$ 899,10. O perfume Calvin Klein Eternity feminino 30 ml teve variação de 11,41%, de R$ 332,01 a R$ 369,00.

De acordo com o Procon Municipal, o objetivo do levantamento é informar e alertar o consumidor quanto às variações de preços de alguns produtos para presentear no Natal. Os fornecedores foram escolhidos levando em consideração branding de mercado.

O presidente do Procon Goiânia, Júnior Café, detalhou a intenção da pesquisa de preços. “A pesquisa, assim, revela variações porcentuais entre produtos da mesma marca, oferecendo referência ao consumidor por meio de preços médios obtidos por meio de mídias digitais e físicas”, destacou.

De acordo com Júnior Café, a melhor atitude para os consumidores é pesquisar os preços antes de fechar a compra. “Pesquisar é o melhor caminho para que o consumidor faça economia e tenha satisfação na compra dos produtos. Marcas conhecidas nem sempre são sinônimo de melhor qualidade. Busque o produto que lhe atenda conforme a sua necessidade e que esteja dentro do seu orçamento’’, alerta o presidente do Procon Municipal.


Leia mais sobre: / Cidades