O pré-candidato a prefeitura de Catalão, Velomar Rios (MDB) registra preferência de 50,2% dos eleitores na pesquisa estimulada realizada pelo Fortiori. Nesse cenário, onde o eleitor lê os nomes em uma cartela e escolhe qual o preferido, Elder Galdino (Republicanos), aparece como segundo colocado, com 18,6%. A diferença entre os pré-candidatos é de 31,6 pontos percentuais, maior do que a diferença divulgada pela pesquisa do Instituto Contatos.
Na pesquisa estimulada, foi questionado sobre qual chapa teria mais chance de receber o voto dos entrevistados. A chapa do pré-candidato Renato Ribeiro (PL) é a terceira, com 7,4%, e, em quarto, Maria Moura (PT), com 2,0%. Os indecisos somam 11,6%; nulos, brancos ou nenhum, 10,1%. A pesquisa foi realizada de 26 a 28 de abril de 2024. Foram entrevistadas 400 pessoas. A margem de erro é de 4,9% e o intervalo de confiança, de 95%. Devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 07089/2024.
Estimulada para prefeito de Catalão:
Pesquisa espontânea
Segundo a pesquisa espontânea, na qual o eleitor responde sua opinião sem a sugestão de nomes, o pré-candidato Velomar também lidera com 23,3% das intenções de voto. Já o pré-candidato Elder Galdino aparece com 9,4%, em seguida está Renato Ribeiro com 4,0% e Maria Moura com 0,2%. No total, 57,4% estão indecisos. Nulos e brancos, 3,2%. Ainda no cenário da pesquisa espontânea, sem figurar entre os pré-candidatos, estão Adib Elias (MDB) com 2,0% e Gustavo Sebba com 0,5%.
Espontânea para prefeito de Catalão:
Rejeição
Por fim, a pesquisa também avaliou o índice de rejeição, no qual aponta Elder Galdino como o mais rejeitado, com 14,1%. Velomar Rios é o segundo, com 11,1%; Maria Moura, em terceiro, com 9,7%, e Renato Ribeiro, com 5,9%. No total, 55,7% não rejeitariam nenhum e 9,7% rejeitariam todos.
Rejeição para prefeito de Catalão:
Pesquisas anteriores em Catalão
Uma pesquisa divulgada no dia 18 de janeiro, contratada pelo Blog do Badiinho e realizada pelo Instituto SERPES, apontou que em Catalão, a disputa pela prefeitura tem a liderança de Velomar Rios (MDB) com 35,7% de preferência do eleitorado consultado pela pesquisa estimulada. Já Elder Galdino (MDB) possuía 13,7%. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, com um índice de confiabilidade de 95%.
Já a segunda rodada revelou um crescimento forte de Velomar com 11,7% das intenções de voto em relação ao levantamento anterior. Divulgada no dia 4 de março, o levantamento apontou que Velomar possuía 47,4% de preferência do eleitorado consultado pela pesquisa estimulada. Já Elder Galdino (MDB) com 8,5%. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Na pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Cristão Brasileiro (ICB) e divulgada na última segunda-feira (29), Velomar Rios também aparece em primeiro com 40,7% das intenções de voto. Em segundo, está Elder Galdino, com 33,7% das intenções de voto. Em seguida, bem atrás, está Renato Ribeiro com 5,0% e Professora Maria Moura com 1,5%. Nesse cenário, 6,5% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 12,5% não souberam responder. A margem de erro de 5% e confiabilidade de 95%. Devidamente registrada no TRE com protocolo de n°09283/2024.
Por último, na pesquisa contratada pela Rádio Nova Liberdade FM e realizada pelo Instituto Contatos, o nome de Velomar Rios (MDB) também lidera com 47,7% das intenções de voto na modalidade estimulada. Em seguida está Elder Galdino (Republicanos), com 20,8%, seguido por Renato Ribeiro (PL), com 14,1%. Maria Moura (PT), alcançou 2,0% das intenções, e Ismael Calon ( PSOL), que não pontuou. A pesquisa realizada nos dias 25 e 26 de abril, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o número de identificação GO-04548/2024.
Metodologia
A pesquisa foi realizada de 26 a 28 de abril de 2024. Foram entrevistadas 400 pessoas. A margem de erro é de 4,9% e o intervalo de confiança, de 95%. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 07089/2024.
A pesquisa quantitativa foi realizada por abordagem randômica, através de realização de entrevistas pessoais com aplicação de questionários estruturados junto à amostra definida da população. O trabalho de coleta de dados foi feito por entrevistadores treinados, acompanhados por supervisores. Foi feita uma checagem de 10% dos questionários, como determina as normas para esse tipo de levantamento.
(Colaborou na redação: Elysia Cardoso)
Leia mais sobre: Pesquisa eleitoral / Catalão / Cidades / Política