27 de maio de 2024
Eleições 2024

Em Catalão, Velomar lidera com 40,75% e Elder Galdino com 33,75%, diz pesquisa ICB

Divulgada nesta segunda-feira (29), a pesquisa revela uma tendência de polarização entre Velomar e Elder Galdino
Elder Galdino, com o grupo de Jardel Sebba, e Velomar Rios, com apoio de Adib Elias e outros nomes, indicam repetição de disputa de eleições anteriores.
Elder Galdino, com o grupo de Jardel Sebba, e Velomar Rios, com apoio de Adib Elias e outros nomes, indicam repetição de disputa de eleições anteriores.

Na pesquisa estimulada, Velomar Rios também aparece em primeiro na citação da pesquisa realizada pelo Instituto Cristão Brasileiro Objetiva (Registro GO-09283/2024) com 40,7% das intenções de voto. Em segundo, está Elder Galdino, com 33,7% das intenções de voto. Em seguida, bem atrás, está Renato Ribeiro com 5,0% e Professora Maria Moura com 1,5%. Nesse cenário, 6,5% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 12,5% não souberam responder.

Outras três pesquisas foram registradas e poderão ser divulgadas esta semana em relação à disputa eleitoral para prefeito de Catalão (Inclusive uma registrada pela ACIC-Associação Comercial e Industrial de Catalão).

Com margem de erro de 5 pontos percentuais, a pesquisa registrou na Justiça Eleitoral de Goiás que ouviu a opinião de 400 eleitores na cidade. Os dados indicam uma tendência de polarização da disputa entre os dois candidatos que aparecem à frente. O registro da pesquisa indica que ela foi feita por encomenda do próprio realizados.

Fonte: Instituto Cristão Brasileiro (ICB).

Espontânea

Segundo pesquisa espontânea, em que o eleitor responde sua opinião sem o estímulo da sugestão de nomes, realizada pelo Instituto Cristão Brasileiro (ICB), sobre o cenário da disputa pela prefeitura de Catalão, o pré-candidato Velomar Rio também libera com 24,7% das intenções de voto enquanto Elder Galdino (Republicanos) aparece com 14,2%. (Os números são próximos da rodada da pesquisa SERPES, recente. Veja os números abaixo)

Ainda no cenário da pesquisa espontânea, na qual os entrevistados foram questionados se as eleições fossem hoje, em quem votariam para prefeito de Catalão, o pré-candidato Renato Ribeiro (PL) possui 3,0% de aprovação, em seguida Professora Maria Moura (PT) com 0,7% e Adib Elias (MDB) com 0,2%, atual prefeito que apoia a candidatura de Velomar, mas que foi lembrado pela pequena parcela do eleitorado. Segundo a pesquisa, 4,0% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 53% não souberam responder.

Rejeição

Por fim, a pesquisa também avaliou o índice de rejeição dos quatro pré-candidatos em que a diferença entre os principais nomes está dentro da margem de erro. Na sondagem, Velomar aparece com 6,5%, em seguida está Professora Maria Moura com 4,2%. Já Elder Galdino possui 4,0%, em seguida Renato Ribeiro com repulsa de 2,0% do eleitorado. No total, 61% dos entrevistados não rejeita ninguém e 14,5% não se decidiram.

Fonte: Instituto Cristão Brasileiro (ICB).

Pesquisas anteriores em Catalão

Uma pesquisa divulgada no dia 18 de janeiro, contratada pelo Blog do Badiinho e realizada pelo Instituto SERPES, apontou que em Catalão, a disputa pela prefeitura tem a liderança de Velomar Rios (MDB) com 35,7% de preferência do eleitorado consultado pela pesquisa estimulada. Já Elder Galdino (MDB) possuía 13,7%. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, com um índice de confiabilidade de 95%.

Já a segunda rodada revelou um crescimento forte de Velomar com 11,7% das intenções de voto em relação ao levantamento anterior. Divulgada no dia 4 de março, o levantamento apontou que Velomar possuía 47,4% de preferência do eleitorado consultado pela pesquisa estimulada. Já Elder Galdino (MDB) com 8,5%. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

O crescimento de Elder na pesquisa realizada pelo Instituto Cristão Brasileiro (ICB) se deve pela saída de Gustavo Sebba (PSDB) que em ambas as pesquisas do Instituto Serpes aparecia em segundo lugar. Na primeira, com 21,4% das intenções de voto, e na segunda com 15,0%. Em ambas, Elder Galdino aparecia na terceira colocação de intenção de votos.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 de abril e 24 de abril entrevistou 400 eleitores de vários bairros do município de Catalão. A margem de erro de 5% e confiabilidade de 95%. Devidamente registrada no TRE com protocolo de n°09283/2024. A amostra foi calculada pelo método de amostragem aleatória simples, essa amostra é estratificada, urbana, com as cotas de ponderação segundo as variáveis gênero, idade, grau de instrução e nível econômico do eleitorado.


(Colaborou a editora Elysia Cardoso)


Leia mais sobre: / / Catalão / Eleições 2024 / Política

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .