Uma das maiores companhias de dança da Europa, o The Royal Ballet of Flanders, da Bélgica, foi homenageada na manhã desta quarta-feira, 29 de junho, no Palácio das Esmeraldas. O governador Marconi Perillo, a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, a secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, o conselheiro Econômico da Embaixada da Bélgica, Carlos Stuart, o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, e a diretora geral da OVG, Eliana França participaram da homenagem.
A companhia, que faz sua primeira apresentação no Brasil, abriu a 4ª edição do Festival Internacional de Dança de Goiás, no último dia 28, no Teatro Rio Vermelho, Centro de Convenções de Goiânia.A iniciativa é uma realização do Studio Dançarte, com apoio do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Cultura (MinC), e do Governo de Goiás, por meio da Seduce e Secretaria de Assuntos Internacionais e Goiás Turismo.
Durante a homenagem, uma das organizadoras do Festival Internacional de Dança de Goiás, Ariadna Vaz, que também dirige o Studio Dançarte, agradeceu o apoio do Governo do Estado para a realização da quarta edição do evento. “Um país sem arte e sem cultura é um país sem história, sem identidade e, felizmente, o governador Marconi Perillo tem dado total apoio às manifestações culturais em Goiás. Se não fosse esse incentivo, provavelmente não teríamos condições de trazer uma companhia tão importante para o festival”, destacou.
A titular da Seduce, Raquel Teixeira, ressaltou que o Palácio Pedro Ludovico sempre abre suas portas para realização de importantes projetos culturais. “O 4º Festival Internacional de Dança de Goiás traz cerca de mil bailarinos que várias partes do país, que vão disputar diversas categorias. Os goianos terão o privilégio de conferir belas apresentações durante o evento”, pontuou.
A presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, elogiou a apresentação da companhia belga e destacou a atuação do bailarino Ricardo Amarante, brasileiro que há 16 anos está no The Royal Ballet, e que fez sua despedida da companhia em Goiânia. Ricardo vai ser diretor artístico da companhia Ballet de Astana, em Cazaquistão. “Foi um belíssimo espetáculo e tivemos a honra de receber a companhia, que pela primeira vez se apresenta no Brasil. A intenção do governo de Goiás é sempre incentivar e apoiar eventos como esse”, ressaltou a presidente de honra da OVG.
Valéria Perillo também ressaltou o trabalho de Eleuza Vaz, mãe de Ariadna e Gisela Vaz, que dirigem o Studio Dançarte. “Os nomes de vocês estão marcados na história da dança em Goiás. São iniciativas assim que incentivam ainda mais a cultura em nosso Estado”.
A companhia The Royal Ballet of Flanders, da Antuérpia, Bélgica, está em atuação desde 1969 e tem destaque internacional. Para a apresentação em Goiânia, veio com no formato atual, com 23 bailarinos, um diretor artístico e um diretor de palco. Quatro coreografias de dois coreógrafos diferentes, Hans Van Manen e Sidi Larbi Cherkaoui, serão levadas ao palco.
O Festival Internacional de Dança prossegue até domingo, 3 de julho, no Centro Cultural Oscar Niemeyercom entrada é gratuita.
Leia mais sobre: Informativo