As lideranças políticas dos Estados de Goiás e do Mato Grosso que participaram da inauguração da Ponte da Amizade Governador Dante de Oliveira agradeceram no sábado (29/7) pelo “arrojo e determinação” do governador Marconi Perillo na conclusão da obra, marco de integração entre as duas unidades da federação e do Brasil Central. O governador Pedro Taques (MT), o vice-governador de Goiás, José Eliton, os senadores Wilder Morais (PP) e Lúcia Vânia (PSB), os prefeitos de Aruanã, Hermano de Carvalho (PSDB), e de Cocalinho, Dalva Peres (PSDB), e o secretário Vilmar Rocha (Secima) lideraram os discursos de reconhecimento, afirmando que a agenda de obras do Programa Goiás na Frente consolida Marconi como um dos maiores líderes políticos do Brasil.
“Perillo, muito obrigado por nos receber aqui em Goiás, por bem receber o povo de Mato Grosso neste Estado irmão. Muitos mato-grossenses são atendidos aqui, pela Saúde do Estado de Goiás. Quero te agradecer em meu nome. Esta ponte é a ponte da amizade, que liga dois Estados que são históricos, que ajudam muito o Brasil”, disse o governador Pedro Taques. Taques disse que “é preciso mostrar ao País que o Brasil precisa do Centro-Oeste, o que só acontecerá com líderes como Marconi Perillo. Nós temos dificuldades, mas eu não choro, eu vendo lenços. Um governador não tem que inventar desculpas, mas trabalhar para melhorar a vida das pessoas”, disse.
A senadora Lúcia Vânia (PSB) reconheceu que Marconi Perillo, líder do Fórum do Centro-Oeste, “tem a missão de mostrar ao Brasil a pujança e ascensão da nossa região. Tudo o que senhor ‘Marconi Perillo’ fez ao longo da sua carreira política, com determinação, força e coragem, será reconhecido no cenário nacional”. O senador Wilder Morais (PP) disse que, sob a liderança de Marconi, “Goiás se tornou um Estado moderno e progressista, modelo para o País em todas as áreas, e que a Ponte da Amizade Governador Dante de Oliveira é um símbolo da administração arrojada de Marconi.
“Essa obra representa a integração social e econômica de duas cidades, de dois Estados. O próximo passo é pavimentar as rodovias que ligam a ponte a Cocalinho, pelo Mato Grosso; e a São Miguel do Araguaia, do lado goiano. Nosso governo já está trabalhando na licitação dessa obra de 64 quilômetros”, pontuou o vice-governador José Eliton. “A minha fala poderia ser resumida em uma palavra: agracedimento. Agradecimento a Marconi Perillo, o governador que transformou um sonho em realidade”, disse o prefeito de Aruanã, Hermano de Carvalho (PSDB).
O secretário Vilmar Rocha (Secima), que coordenou as obras, afirmou que o governador Marconi Perillo criou “todas as condições administrativas e políticas” para que a ponte fosse concluída. “Sem a liderança do governador Marconi não teria sido possível. Nós estamos diante de uma obra decisiva para nossas economias, sem precedentes em nossa história”, disse Vilmar. “Vamos melhorar muito a economia da região e a qualidade de vida das pessoas que moram aqui, com sensível incremento da produção e do turismo”, disse o secretário goiano.
A prefeita de Cocalinho, Dalva Peres (PSDB), destacou que o local onde foi construída a ponte era chamado, por alguns, de “vale do esquecimento”. “A referência correta é vale do progresso porque essa ponte não liga dois estados, ela une dois estados. Eu estou emocionada e me sinto agraciada por Deus por ter sido eleita na época de inaugurar essa obra”.
O deputado federal João Campos (PSDB) reconheceu que “a administração de Marconi Perillo está rompendo fronteiras e sua gestão é conhecida e elogiada em todo o país. Nós precisamos do senhor ‘Marconi Perillo’ numa posição de destaque nacional, quem sabe na presidência do partido. Inaugurações como essa que eu presenciei não estão acontecendo em outros estados do Brasil. Aqui acontece porque temos um governador que sabe como ninguém administrar o dinheiro do povo”.
Marconi Perillo explicou que o Governo de Goiás, além de construir a ponte, “autorizou, para setembro, a licitação da pavimentação da rodovia” que liga a GO-164 ao Rio Araguaia, na divisa com o Mato Grosso, no município de Cocalinho, investimento superior a R$ 200 milhões. “É uma obra cara, mas fundamental para o desenvolvimento da nossa região”, completou Marconi.
A ponte é o maior vão livre que Goiás já construiu, com 577 metros de comprimento, mais o encabeçamento de 800 metros de aterro do lado goiano, vão central de 150 metros e elevação de 50 metros da linha d’água, o que permitirá a navegação comercial no trecho do Rio Araguaia. A obra foi edificada por meio de Parceria Público Privada (PPP) entre o Consórcio Caminhos do Sol e o Governo de Goiás, totalizando R$ 54 milhões (60% do Governo de Goiás e 40% do consórcio).
Leia mais sobre: Informativo