23 de novembro de 2024
Informativo

Há um ano morria o prefeito Paulo Garcia

{nomultithumb}

O dia 30 de julho marca a data de um ano que morreu repentinamente o ex-prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que era do PT e que administrou a cidade por 6 anos. A administração de Paulo foi tomada por controvérsia, embates duros e pesados com várias integrantes do legislativo municipal em seis anos de administração.

Paulo Garcia assumiu a prefeitura após Iris Rezende decidir se candidatar ao governo do estado em 2010. De cara enfrentou um problema com a falta de coleta de lixo na cidade e de um não cumprimento de repasse do governo estadual para resolver o problema.

Paulo Garcia tomou decisões rápidas no meio da crise que envolver a construtora Delta. Ele rompeu contrato que a Prefeitura de Goiânia tinha com a empresa que administrava o aterro sanitário. A Delta ainda locava caminhões para a coleta de lixo na cidade.

Inicialmente a decisão pareceu acertada. Mas, depois veio um caos. A cidade se viu envolvida em um problema crônico de falta de caminhões para coleta, essa foi a primeira crise enfrentada por Paulo Garcia. Ele ainda enfrentou problemas de atendimento nos Cais com a falta de médicos plantonistas e com parte dos servidores e profissionais da Educação que fizeram paralisações.

maxresdefault.jpgMas a administração de Paulo Garcia não foi somente de reação as crises e sim foi marcada por grandes obras, ele construiu UPAS em regiões da cidade, realizou a licitação e iniciou chegando a inaugurar parte do projeto Macambira- Anicuns e fez as ciclovias e ciclofaixas da cidade.

Ele não se abalou com as críticas e colocou as ciclovias da avenida Universitária, da T-63 e da T-7 para funcionar com o investimento federal. Além disse, Paulo que era uma entusiasta do transporte sobre duas rodas, ainda criou as ciclofaixas de lazer que eram na região central e logos de expandiram para a periferia da cidade.

Paulo Garcia pode ser lembrado como o prefeito da bicicleta e o prefeito do Macambira Anicuns.

images.jpeg

Lista de algumas obras inauguradas na gestão de Paulo Garcia

– Nova entrada do Parque Mutirama e espaço de lazer e esporte

25 de outubro de 2015 – Entrega do novo complexo de esportes e lazer, construídos sobre o Túnel da Avenida Araguaia. Foram feitos serviços de pintura, ajardinamento, iluminação, construção de sete casas cenográficas que possuem seis metros de altura e seis de largura, inspiradas nas casas coloniais das Cidades de Goiás e Pirenópolis.

– Avenida Trieste e Avenida Parque

16 de outubro de 2015 – Entrega da travessia da Avenida Trieste e pavimentação asfáltica da Avenida Parque, localizadas no setor Novo Horizonte, por meio do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). A obra propiciou a ligação dos setores Novo Horizonte e Village Veneza, e maior fluidez ao trânsito. As obras criaram um novo corredor viário que beneficiou os moradores dos Residenciais Eldorado e Granville e do setor Rio Formoso.

– Praça da Juventude

17 de outubro de 2015 – Conhecida como Praça da Juventude, a Praça Elias Moreira Borges, está localizada no setor Novo Horizonte e oferece aos visitantes mais de nove mil metros quadrados, com opções e esporte e lazer. O investimento foi de R$ 660 mil para implantação da Praça, disponibiliza à comunidade a iniciação esportiva em futebol, skate, futsal, handebol, basquete e vôlei.

– Revitalização do Lago das Rosas

18 de outubro de 2015 – O Lago das Rosas, localizado no Setor Oeste, foi revitalizado com a troca de toda a iluminação, manutenção da pista de caminhada, renovação do paisagismo com o plantio de mil mudas de flores e plantas ornamentais, limpeza do lado, instalação de ciclofaixa e de paraciclos.

– Asfalto nos Residenciais Jardim do Cerrado I, II, III e IV

Outubro de 2015 – Os setores foram pavimentados e receberam galerias de águas pluviais, sinalização das vidas, construção de reservatórios de amortecimento de vazões e calçadas acessíveis, com investimento de R$ 20 milhões.

– Revitalização da Praça Cívica

24 de outubro de 2015 – Revitalização da Praça Cívica entregue em comemoração aos 82 anos da capital, piso drenante, restauração dos obeliscos, reforma dos quiosques e de bancos, plantio de novas espécies de árvores e instalação de centenas de luminárias.

 


Leia mais sobre: Informativo