A cidade de Goiânia será a primeira cidade brasileira a sediar o Fórum Íbero Americano de Sustentabilidade. A apresentação do evento será na terça-feira (12 de dezembro), no Palácio das Esmeraldas, às 16 horas. O encontro vem acontecer na capital em setembro do ano que vem e já está agendado para o Perú em 2019, Espanha (2020) e Panamá (2021).
A idealização e realização é da Fundação Pró-Cerrado – FPC, que inicia as comemorações de seus 25 anos em 2018, firmando seu trabalho na defesa do Cerrado juntamente com seus parceiros internacionais.
É um momento de celebração de diversas ações ambientais, especialmente no eixo da educação ambiental, dentre tantas, destaque para as campanhas “Saudoso Cerrado” e “Sua Excelência o Cerrado”.
Para a apresentação em Goiânia está confirmada a presença de uma das maiores ambientalistas do mundo, a peruana Albina Ruiz, da organização Ciudad Saludable, que faz um trabalho revolucionário em Lima com reciclagem de resíduos e educação ambiental.
Albina é detentora de vários prêmios de sustentabilidade ao redor do mundo e já criou empregos e melhorou a qualidade de saúde de mais de seis milhões de pessoas na Bolívia, Brasil, Colômbia, México, Peru, Venezuela e Índia.
Durante a apresentação do Fórum será assinado um termo de cooperação entre a Fundação Pró-Cerrado e seus parceiros internacionais, como a Ciudad Saludable, para a troca de experiências e implantação de futuros projetos ambientais comuns. Também serão tiradas as propostas que Goiás defenderá no 8 Fórum Mundial da Água, que acontece em março em Brasília.
Além disso, como parte das preparações para o Fórum em Goiânia, a Fundação Pró-Cerrado prepara uma série de atividades para o ano que vem, incluindo oficinas de artmobile e ações no Dia Mundial da água (março) e Dia Mundial do Meio Ambiente (agosto).
O Fórum tem ainda parceria da Liga Ibero-americana de Organizações da Sociedade Civil para a Superação da Pobreza e da Exclusão Social – La Liga, constituída em 2 de dezembro de 1999, e que agrupa 31 organizações da sociedade civil, representantes de 18 países Ibero-Americanos, especializados no desenvolvimento humano, social e comunitário.
Leia mais sobre: Informativo