22 de dezembro de 2024
Pesquisa

Dia dos Namorados: Procon aponta variação de até 240% no preço dos presentes

A pesquisa foi feita em 38 lojas e analisou produtos como celulares, itens de beleza, flores e até diárias em motéis
Entre os itens com maior variação estão a loção pós-barba, tênis feminino, flores e serviços em motéis. Foto: Procon Goiânia
Entre os itens com maior variação estão a loção pós-barba, tênis feminino, flores e serviços em motéis. Foto: Procon Goiânia

A Equipe do Procon visitou 38 comércios de Goiânia e analisou 30 itens, entre produtos e serviços de diferentes marcas. A pesquisa constatou variação de até 240% no preço dos mesmos itens em diferentes lojas.

O levantamento realizado entre os dias 1º e 07 de junho apontou que a loção pós-barba, tênis feminino, flores e serviços em motéis estão entre os cinco itens com as maiores variações de preços entre os estabelecimentos.

Foi encontrada variação de até 240,98% no preço da loção pós-barba e 112,52% no tênis feminino, representando os itens com maiores oscilações de valores. Entre as menores variações estão os perfumes, que tiveram alterações entre 0,02% a 2,04%.

O consumidor que pretende comprar presentes para o Dia dos Namorados, comemorado no próximo domingo (12/06), deve ficar atento aos preços. “Pesquisa é o melhor caminho para que o consumidor faça economia e tenha satisfação na compra dos produtos”, afirma o presidente do Procon Goiânia, Júnior Café.

Dicas

Para auxiliar quem procura o presente ideal para a data especial e deseja economizar, o Procon orienta com algumas dicas:

  • Pesquise preços em diferentes estabelecimentos comerciais, evitando comprar por impulso;
  • Antes de comprar qualquer produto na promoção, verifique as vantagens oferecidas pela loja, como preço, quantidade e qualidade;
  • Para quem pretende comprar pela internet, busque informações sobre o site, bem como informações sobre o fornecedor, CNPJ, reclamações de outros consumidores e se disponibiliza canal de atendimento (SAC).

É importante ressaltar que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em caso de compras feitas em sites, redes sociais e até via telefone, o comprador tem até sete dias, a contar da data de entrega do produto, para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta.

Luana Cardoso é estagiária pelo convênio do Diário de Goiás com a UFG (Universidade Federal de Goiás) sob supervisão de Domingos Ketelbey


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