Um dos melhores reparos automotivos que você pode aprender é como trocar óleo, embora também seja importante saber que você deve completar uma troca de óleo e filtro ao mesmo tempo. Ao se preparar para uma troca de óleo do motor, verifique o manual do proprietário para determinar o tipo de óleo recomendado para o seu veículo. As opções mais comuns são SAE 5W-30 e SAE 10W-30. No entanto, você também precisa decidir entre convencional, alta quilometragem, mistura sintética ou óleo sintético completo antes de poder realizar uma troca de óleo de carro.
O óleo de motor convencional é a opção mais barata, mas também a menos benéfica para o seu veículo. O óleo de alta quilometragem destina-se a veículos com mais de 75.000 milhas porque foi projetado para ajudar a reduzir vazamentos de óleo e queima em motores mais antigos, fazendo com que os anéis. Os internos e externos e as juntas incham.
MILITEC 1 protege o seu motor de verdade
O óleo de mistura sintética é uma mistura de óleos sintéticos e convencionais que tem um custo menor do que os sintéticos completos e dura mais do que o óleo convencional. O óleo sintético completo é a melhor opção para veículos mais novos, embora não seja uma boa escolha para veículos mais antigos que são projetados para uso com óleo convencional.
Antes de aprender como fazer uma mudança de óleo ou como mudar seu próprio óleo, é necessário entender as diferenças entre os tipos de óleo para que você possa selecionar o produto certo para o seu veículo. Uma vez que você tenha o óleo correto pronto para ir, siga estes passos simples para aprender como trocar o óleo em um carro.
ANTES DE COMEÇAR
Garagens automotivas muitas vezes lhe darão um adesivo que indica a quilometragem e o tempo que você tem até a próxima mudança de óleo, mas esses números são uma estimativa. Descobrir com que frequência trocar óleo no seu veículo depende do veículo. Diferentes veículos têm diferentes necessidades de manutenção, por isso você deve sempre consultar o manual do proprietário para o veículo.
Os recentes avanços na tecnologia automotiva permitiram que veículos mais novos tivessem intervalos mais longos de troca de óleo, com alguns modelos de carros capazes de rodar em uma mudança de óleo por 7.500 a 10.000 milhas, ou uma vez a cada 6 a 12 meses. Em geral, é melhor mudar o óleo com base na recomendação do cronograma de manutenção da fábrica da montadora.
PASSO 1: Estacione e eleve o veículo.
Aprender a trocar seu óleo tudo começa com puxar o veículo para uma vaga de estacionamento segura como uma garagem ou uma calçada nivelada. Coloque o veículo no parque, tire as chaves e aplique o freio de estacionamento. Use uma tomada para elevar o veículo para fora do solo, em seguida, coloque as travas das rodas atrás dos pneus traseiros para evitar que o veículo se mova ou se mova enquanto você trabalha.
Se você não quiser usar uma tomada, você também pode elevar o veículo dirigindo as rodas dianteiras em rampas de roda de aço. As rodas devem afundar em depressões no topo de cada rampa para evitar que ela se mova. Certifique-se de permitir que o veículo cerca de 5 a 10 minutos para esfriar depois de desligá-lo. Caso contrário, o óleo pode estar muito quente para drenar sem risco de ferimentos.
PASSO 2: Escorra o óleo existente.
Use uma panela de óleo que seja grande o suficiente para conter cerca de duas vezes mais óleo que o motor leva para garantir que ele não derrame sobre as laterais da panela. Posicione a panela de óleo sob o plugue de drenagem do motor, que geralmente está localizado a cerca de 1 a 2 pés da frente do veículo, diretamente sob o motor. Abra o capô do veículo e localize a tampa do óleo. Deve ter o símbolo do óleo ou a palavra óleo escrita no topo. Remova esta tampa e coloque-a em um local seguro.
Use uma chave inglesa ou uma chave de fenda crescente para soltar o plugue de óleo, em seguida, use os dedos para soltar completamente e remover o plugue de óleo. Tenha em mente que assim que o plugue for removido, o óleo começará a fluir para fora do carro, por isso não deixe de usar equipamentos de proteção pessoal como luvas, óculos de segurança, calças compridas e uma camisa de manga comprida. Por exemplo, em 2019 por exemplo foram realizados diversos testes de Militec 1.
Deixe o óleo (fabricantes de óleo) drenar para a panela de óleo por cerca de 2 a 3 minutos para ter certeza de que está totalmente drenado e, em seguida, reinstalar o plugue de drenagem. Aperte o plugue com uma chave de soquete ou chave crescente para evitar vazamentos. Além disso, certifique-se de não retirar a lavadora de metal do plugue de drenagem, pois esta peça é necessária para evitar que o óleo vaze.
PASSO 3: Remova o filtro de óleo antigo.
Olhe por baixo do veículo para localizar o filtro de óleo. Infelizmente, os filtros de óleo não têm uma posição padrão na maioria dos veículos, então você precisará procurar um cilindro de 4 a 6 polegadas que tenha um diâmetro de cerca de 3 polegadas. Eles são tipicamente brancos, azuis ou pretos. Depois de localizar o filtro, torça-o no sentido anti-horário para removê-lo.
Se você não puder soltar o filtro manualmente, então você precisará de uma chave inglesa de filtro de óleo para fazer isso. Note que o filtro de óleo terá óleo restante nele, por isso esteja preparado para pegar qualquer óleo com a panela de óleo. Depois de remover o filtro de óleo antigo, você pode colocá-lo na panela de óleo ou em um recipiente diferente para permitir que ele escorra sem criar uma bagunça.
PASSO 4: Instale o novo filtro de óleo.
Antes de instalar o novo filtro de óleo, você precisa lubrificar a junta com o novo óleo do motor para criar uma boa vedação para o novo filtro e facilitar a remoção do filtro durante a próxima troca de filtro de óleo. Para reduzir o tempo necessário para o carro voltar à pressão do óleo direito, despeje cerca de 20 a 30 gotas de óleo novo no filtro antes de instalá-lo.
Coloque o novo filtro no lugar, certificando-se de não derramar nenhum óleo que você acabou de adicionar. Aperte o filtro até que a junta toque, em seguida, ir cerca de um quarto de volta mais longe. Ao substituir o filtro de óleo, certifique-se de que o filtro se acartou corretamente. Fios sobrepostos ou cruzados podem causar vazamentos de óleo do motor. Com o filtro reinstalado corretamente, você está pronto para adicionar o novo óleo.
PASSO 5: Despeje óleo novo no veículo.
Olhe para o manual do proprietário do veículo para verificar novamente o tipo de óleo e determinar a quantidade de óleo que você precisa adicionar ao seu veículo. Em seguida, despeje essa quantidade no orifício de enchimento de óleo. Você pode tentar virar a garrafa rapidamente, posicionando a ponta da garrafa no orifício de enchimento, ou você pode colocar um funil no orifício de enchimento e derramar o óleo com este método. Ambas as opções funcionam, embora não usar um funil vem com um risco muito maior de derramamento de óleo.
Depois de adicionar a quantidade apropriada, substitua a tampa de óleo, em seguida, verifique dentro do capô, ao redor do veículo, e sob o veículo para quaisquer ferramentas soltas ou derramamentos. Limpe os derramamentos da melhor forma possível com um pano ou pano, e verifique sob o carro se há vazamentos. Este também é o momento certo para puxar a panela de óleo para fora de debaixo do veículo para que você possa transferir o óleo para um recipiente diferente e descartá-lo corretamente.
PASSO 6: Teste o veículo e verifique se há vazamentos.
Ligue o veículo e verifique a luz de pressão do óleo. Se a luz de pressão do óleo estiver acesa, então você pode não ter colocado óleo suficiente ou pode haver um vazamento. Deixe o veículo em ponto morto e mantenha o freio de estacionamento aplicado. Deixe o carro funcionar enquanto você procura por baixo para quaisquer sinais de vazamentos ou gotejamentos. Se você detectar um vazamento, então desligue o veículo e deixe esfriar por cerca de 10 minutos antes de rastejar de volta para baixo para apertar o filtro ou o plugue de drenagem de óleo.
Verifique o manual do proprietário para determinar como reiniciar a luz do óleo de mudança, em seguida, desligue o veículo e dê-lhe 10 minutos para esfriar antes de abrir o capô e retirar a vareta para verificar se a quantidade de óleo está correta. Feche o capô e limpe.
Descarte o óleo velho corretamente quando o trabalho estiver feito.
O óleo do motor é uma substância prejudicial que pode infiltrar-se no solo ou nos ralos de água onde pode afetar a vegetação local, a vida selvagem e as fontes de água, como rios, lagoas e lagos. Para evitar causar danos ao meio ambiente e à comunidade, descarte o óleo antigo corretamente.
Despeje o óleo velho da panela de óleo em um recipiente limpo de polietileno ou metal com uma tampa bem selada. Certifique-se de que o recipiente não contém fluidos ou produtos químicos residuais, como anticongelante, tinta ou solventes. Para reciclar o óleo antigo corretamente, leve-o para uma instalação de troca de óleo que aceita contêineres de petróleo ou para uma instalação local de reciclagem de resíduos domésticos.
Leia mais sobre: Informativo