O Parque Zoológico de Goiânia é uma das mais tradicionais opções de lazer da capital goiana. O local costuma atrair famílias que buscam um passeio completo. Lá, você vai encontrar entretenimento para crianças e adultos. Além disso, vai ter bastante contato com a natureza, afinal o Zoo fica dentro do Parque Lago das Rosas, um dos cinturões verdes da cidade.
Também é importante destacar que o passeio é uma alternativa econômica, pois os ingressos têm preços populares. Segundo a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), o Zoológico é visitado por cerca de 500 mil pessoas a cada ano.
“O Zoológico é um dos maiores atrativos turísticos da capital. É a menina dos olhos verdes de Goiânia”, destaca o presidente da Agetul, Valdery José da Silva Júnior. Por lá, estão mais de 450 animais de 125 especies diferentes.
Além dos animais, o Zoo de Goiânia tem parquinho de diversões, lanchonetes e museu. O Zoológico realiza, ainda, atividades educativas e de conservação dos animais.
Localizado em uma região estratégica e central, o Zoológico de Goiânia tem acesso facilitado. É fácil chegar no local, seja por veículo próprio ou transporte coletivo.
Gostou? Que tal planejar agora sua visita? Veja a seguir todas as informações que você precisa para seu passeio ao Zoo!
Muito além de um espaço para visitar os animais, o Zoológico de Goiânia tem uma história que se confunde com a própria história da capital.
A área onde está localizado o Zoo foi doada por um fazendeiro chamado Urias Magalhães (homenageado no bairro de mesmo nome). O ano era 1933 e a área era próxima ao então município de Campinas, onde hoje está o Setor Campinas.
Ali, eram plantadas hortaliças (que eram usadas pelos hospitais da cidade). O local estava sob a responsabilidade de Saturnino Maciel de Carvalho, um dos pioneiros do Zoológico. Vem daí um dos apelidos do Zoo: o Horto de Goiânia.
O início do Zoológico só foi viabilizado após a doação de animais pelo professor doutor José Hidasi. Ele era especialista e referência mundial em ornitologia (estudo de aves) e taxidermia (empalhar animais).
Hidasi realizava expedições às margens do rio Araguaia. De lá foram levados os primeiros animais que habitaram o Zoo. Criado por Hidasi, está localizado no Zoológico de Goiânia o Museu de Zoologia.
O Zoo de Goiânia só foi inaugurado mais de 20 anos depois, em 1956. Naquela época a região do Parque Lago das Rosas já era um dos principais pontos de lazer da população, que se refrescava nas águas do lago. Mas, hoje, essa é uma prática proibida.
O Parque Zoológico de Goiânia está aberto para visitação nos seguintes dias e horários:
O Zoológico de Goiânia fica dentro do Parque Lago das Rosas, que fica próximo a três bairros centrais da capital: o Setor Oeste, o Setor Coimbra e o Setor Aeroporto. A localização é interessante, pois, além da visita ao Zoológico, é possível aproveitar a área verde do Parque. O local conta com lagos, pedalinhos e áreas com brinquedos infantis.
O espaço é bastante movimentado nos finais de semana e feriados, em especial por famílias que buscam um entretenimento ao ar livre. Além disso, é possível encontrar por lá opções para lanches rápidos nos quiosques do Parque ou em carrinhos de pipoca e churros.
O Zoológico de Goiânia está em uma localização estratégica, na região Central da cidade. Uma das opções mais fáceis para chegar até lá é utilizar o transporte público. Destaque para o ônibus do Eixo Anhanguera.
Nesse caso, desça na plataforma Lago das Rosas. De um lado, estará a praça General Joaquim X. Curado e, do outro, o Lago das Rosas. Siga em direção ao lago para chegar à entrada do Parque Zoológico.
Se optar por usar veículo próprio, você poderá contar com estacionamento público em frente à entrada do Zoológico. A utilização das vagas é gratuita. Porém, nos dias de maior lotação pode ser difícil encontrar um espaço disponível.
Também é bom saber: em frente ao parque Zoológico há pontos de táxi.
Além de um entretenimento divertido, o passeio no Zoológico é uma alternativa de lazer barato em Goiânia. Por isso, pode ser aproveitado por pessoas com as mais variadas rendas.
Os ingressos podem ser adquiridos em duas bilheterias. Os guichês abrem das 8h30 até 16h.
Porém, fique ligado! O local não aceita pagamento em cartão de crédito ou débito, nem via PIX.
Em 2022, o valor dos ingressos é cotado em:
O valor pago para a entrada de crianças no Zoológico da capital goiana varia conforme a idade. Veja:
Além das crianças entre 4 e 12 anos, pagam meia-entrada:
Dica bônus: como entrar grátis no Zoológico de Goiânia
O ingresso para entrada no parque é isento em duas situações:
Por causa da pandemia da Covid-19, o parque esteve fechado para visitação até maio de 2021. Entretanto, a visitação já está regularizada.
Segundo a Agetul, apesar do momento de maior controle da pandemia, o protocolo de biossegurança foi mantido. Por isso, há recomendações aos visitantes. É o caso de manter o distanciamento e utilizar os dispensers de álcool gel. O uso de máscara facial já não é obrigatório, conforme decreto da Prefeitura.
Segundo a Agetul, o Horto de Goiânia tem hoje mais de 450 animais sob seus cuidados. As espécies no local são de aves, mamíferos e répteis.
Além disso, conforme a administração, há animais originários da fauna brasileira e outros considerados exóticos, vindos de vários continentes do globo.
“O Robinho, nosso urso pardo, é um dos maiores atrativos. Ele é uma estrela, quando vê o público, faz gracinha”
Valdery José da Silva Júnior – presidente da Agetul
O bicho, inclusive, vive uma vida cheia de confortos. Ele ocupa um recinto com 700 metros quadrados e quarto privativo com ar condicionado de 20 mil BTUs.
O Zoológico de Goiânia também tem espécies ameaçadas de extinção, nos mais variados níveis. Por exemplo:
Outros animais que podem ser vistos no Zoológico de Goiânia são:
No Zoológico é feito um trabalho para preservar os animais. Segundo a Agetul, 90% dos bichos são resgatados de situações como contrabando, tráfico, maus tratos.
“Temos uma ave de rapina que tem um 1,10m de altura. Ela tomou um tiro em uma fazenda em Corumbá, foi resgatada pelo Cepas e chegou quase morta ao Zoo. Ela foi muito bem cuidada, faz fisioterapia e, hoje, está em um recinto lindo, onde já consegue voar lá dentro”
Valdery José da Silva Júnior – presidente da Agetul
O Parque Zoológico de Goiânia tem dois lagos. Essas áreas são reservadas aos primatas: siamang, babuínos, macaco aranha e macaco prego.
No Setor de Aves é possível admirar exemplares de tucano, seriema, entre outros. Já no Recinto de Imersão você verá araras, pavões, tucanos, pitons e os hipopótamos.
Quem gosta de serpentes vai curtir a área do serpentário, com exemplares de sucuri, salamantra, e até jararaca.
Além da observação de animais, o Parque Zoológico conta com outras atrações como:
Sim, existem opções para fazer um lanche durante o seu passeio ao Zoo. Ao todo, o parque tem três lanchonetes internas. Além disso, há um quiosque de sorvetes. Todas as opções são pagas à parte.
Outra alternativa para se alimentar são os quiosques de lanches espalhados pelo parque Lago das Rosas. Porém, neste caso, é necessário sair do Zoo.
Por causa da pandemia da Covid-19, os bebedouros foram desativados. Portanto, para se hidratar você pode levar sua própria garrafinha de água. Outra alternativa é adquirir o produto nos quiosques no local.
Você também pode levar sua própria comida para o passeio no Parque Zoológico. Inclusive, o local é uma ótima opção para um pique-nique.
Mas é importante estar atento e seguir as normas de visitação. Essas regras incluem:
Sim, há duas opções de banheiros para atender os visitantes. Um fica próximo à entrada da bilheteria 1 e o museu. Além deste, há outro localizado no extremo oposto da entrada, próximo ao sicário.
Zoo de Goiânia também tem atividades educativas
O Parque Zoológico de Goiânia também realiza atividades de Educação Ambiental. Em parceria com a Secretaria de Educação, são realizadas visitas para alunos, com atividades especiais como:
Para garantir sua segurança e a dos animais, a administração do parque tem algumas regras de visitação. Sendo assim, para fazer um passeio seguro, veja o exemplo de algumas delas:
Apesar de ser um passeio ao ar livre, a visitação ao Horto de Goiânia não é aberta a outros animais. Portanto, não é permitido entrar no local com cachorros, gatos ou outros tipos de animais de estimação.
Pronto, agora você já tem todas as informações necessárias para planejar sua visita ao Zoo de Goiânia. Aproveite seu passeio e, em seguida, compartilhe conosco as suas impressões.
Leia também: