Nesta quarta-feira (21), o WhatsApp anunciou a liberação de novas ferramentas no aplicativo. Agora, os usuários poderão formatar listas simples, listas enumeradas, fazer citações e adicionar elementos gráficos a partir de códigos automáticos.
Os novos recursos já estão disponíveis no Brasil e em outros países. De acordo com a empresa, os novos recursos de texto permitem que o usuário consiga se comunicar de forma mais eficaz em menos tempo, visto que as formatações podem ser feitas automaticamente, inserindo os códigos corretos de cada comando.
Além dos códigos para colocar o texto em negrito (*texto*), itálico (_texto_), tachado (~text~) e monoespaçado (“`texto“`), foram lançados os recursos para lista de itens (- texto); lista numerada (1. texto); citação de bloco (> texto) e código embutido (`texto`).
Para começar a lista, o usuário deve inserir um hífen seguido de um espaço antes do texto, gerando a lista automaticamente. Já para a lista numerada, bastas digitar o número seguido de ponto final e espaço antes do texto, gerando uma lista enumerada automaticamente a cada linha pulada.
A citação de bloco, usada para destacar um texto ou palavra-chave pode ser feita usando um sinal de > seguido de espaço antes do trecho que deseja dar ênfase. Por fim, o código embutido, geralmente usado para compartilhar trechos de códigos ou comandos, é adicionado a partir de uma filipeta (‘) antes da mensagem.
Conforme a empresa, as novas formatações já estão disponíveis para celulares com sistema operacional Android e iOS, WhatsApp Web e Mac desktop.