O Vila Nova anunciou nesta quarta-feira (11) a saída do técnico Rafael Lacerda do comando da equipe profissional. A decisão veio após a terceira derrota consecutiva na Série B , em meio ao momento de maior pressão vivido pelo treinador desde sua chegada ao clube. A gota d’água foi a derrota por 1 a 0 para o Criciúma, fora de casa, onde a equipe não conseguiu finalizar nenhuma vez ao gol, repetindo o mesmo cenário da primeira derrota do Tigre na competição, diante do Coritiba.
Em entrevista, o vice-presidente do Vila Nova, Leandro Bittar, explicou os motivos da troca no comando técnico.
“Primeiramente, eu e toda a diretoria do clube gostaríamos de agradecer ao Rafael Lacerda e sua comissão técnica. Sempre com muito profissionalismo e dedicação, eles conquistaram os objetivos iniciais da temporada, como o título goiano e ir à terceira fase da Copa do Brasil. Entretanto, optamos pela saída porque queremos dar uma nova dinâmica ao elenco, em busca de retomarmos os caminhos das vitórias. Ou seja, era o momento da troca, uma vez que queremos evoluir e ser mais eficientes. Mas, garanto que o legado deixado é muito positivo”.
Contratado em novembro de 2024, Rafael Lacerda comandou o Vila Nova em 33 partidas, somando 15 vitórias, 9 empates e 9 derrotas. Seu time ficou marcado pela consistência defensiva, baixo desempenho fora de casa e também por um péssimo aproveitamento ofensivo. A equipe não marcou gols nos últimos quatro jogos e balançou as redes pela última vez no dia 17 de maio, na vitória por 2 a 1 contra o Athletico-PR.
Apesar da má fase, Rafael Lacerda foi o responsável por comandar o Vila Nova à conquista do Campeonato Goiano de 2025, encerrando um jejum de 20 anos sem títulos estaduais.
Além de Rafael Lacerda, também deixam o clube o auxiliar técnico João Antônio e o analista de desempenho Mateus Bolívar.
Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro da Série B / Esportes / Vila Nova Futebol Clube / Esportes / Vila Nova Futebol Clube

