20 de dezembro de 2024
Destaque • atualizado em 23/12/2021 às 17:47

Vereador apresenta à Câmara de Goiânia projeto que cria o “Dia do Orgulho Hétero”

Ronilson Reis é o autor do requerimento que instaura a CEI da Comurg (Foto: Reprodução/TV CâmaraGyn)
Ronilson Reis é o autor do requerimento que instaura a CEI da Comurg (Foto: Reprodução/TV CâmaraGyn)

O vereador Ronilson Reis (Podemos) apresentou à Câmara Municipal de Goiânia, nesta quinta-feira (23), o projeto de lei que cria o Dia do Orgulho Hetero. Se aprovado, a data será comemorada todo ano no terceiro domingo de dezembro.

Em sua justificativa, o Ronilson Reis disse que trata-se de um projeto que busca exercer o direito da livre manifestação pacífica que deve ser estendido a toda população, não sendo restrita apenas para determinado grupo. O projeto seguirá para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso aprovado, será votado em plenário, em primeira e segunda votação.

Nas redes sociais, o vereador reafirmou a defesa de seu novo projeto do Dia do Orgulho Hétero. “Um projeto respeitoso, em que vamos exercer o direito da livre manifestação pacífica, para afirmar o orgulho em ser heterossexual”, argumenta.

Internautas tiveram suas opiniões divididas, parte deles apoiaram o vereador, em um dos comentários um seguidor comenta: “Esse é meu vereador!!! Justíssimo e constitucional”. Outros deixaram imagens de palmas, aprovando a proposta do parlamentar.

“Se tem orgulho gay, por que não ter orgulho hétero? Parabéns”, publicou outro seguidor no perfil de Ronilson no Instagram.

Em contrapartida, o vereador também foi alvo de críticas, um seguidor comenta: “O senhor deve estar sem propósito e proposta para a sociedade. Querer esse tipo de pauta é muita falta do que fazer. Onde os heterossexuais foram oprimidos ou tiveram que lutar para ter seus direitos respeitados? Procure algo que traga mais importância para a sociedade em geral”.

Vale lembrar que em novembro desta ano, Ronilson Reis apresentou outra proposta à Câmara com o objetivo de proibir a instalação de banheiros unissex nos espaços públicos e privados na capital.

Na ocasião, ao Diário de Goiás, o vereador disse que estabelecimentos que contam com apenas um banheiro, de uso privativo, poderão mantê-los da forma como são hoje. Porém, não poderia haver banheiro unissex de uso coletivo.

Projeto é aprovado em Cuiabá

Na última terça-feira  (21) foi aprovado por 15 votos a 1, o Projeto de Lei que estabelece o “Dia do Orgulho Hétero” em Cuiabá, no Mato Grosso. O PL foi proposto pelo vereador e tenente-coronel, Marcos Paccola (Cidadania), sob a justificativa de que a Constituição Federal estabelece o princípio da igualdade e que “tal garantia não pode ser restrita às minorias”.

Segundo Paccola, existe uma dificuldade de homens e mulheres heterossexuais em explicar a seus filhos a existência de um Dia do Orgulho LGBT e não existir um Dia do Orgulho Hétero. 

“Não tenho nada contra esses dias, acho que cada um tem sua liberdade e tem que lutar por isso. Nós temos orgulho de dizer que somos héteros, isso não nos faz melhor ou pior que ninguém”, comenta.

Leia também:


Leia mais sobre: / / Destaque / Goiânia