Vai ser inaugurada em Maio a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da capital. O prédio tem 2 mil metros quadrados de estrutura física, onde foram investidos cerca de R$ 3,1 milhões. Localizada no Residencial Itaipu, Região Sudoeste da cidade, a unidade vai atender também moradores dos Bairros Caravelas, Garavelo B, Grajaú, Real Conquista, Madre Germana, Andrea Cristina e outros. A expectativa é de garantia de atendimento para cerca de 200 mil pessoas.
Na UPA Itaipu haverá 56 plantões de médicos clínicos gerais, 28 plantões de médicos pediatras e sete plantões de cirurgiões dentistas. No quadro profissional, a unidade conta com 78 técnicos de enfermagem, 24 enfermeiros, 21 auxiliares administrativos, três assistentes sociais e três técnicos/auxiliar de saúde bucal.
De acordo com o Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais de urgência que, em conjunto, compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências. As UPAs são integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.