22 de novembro de 2024
Serviço

UFG entrega próteses dentárias para 30 idosos

Foto: UFG
Foto: UFG

A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO-UFG), por meio do projeto de extensão Volte a Sorrir, vai entregar pares de próteses dentárias para 30 pessoas, em um formato de mutirão da prótese dental. O evento vai ocorrer nesta próxima terça-feira (28), das 8h às 12h, no Ambulatório 3, da FO, no Câmpus Colemar Natal e Silva, Setor Universitário.

Os beneficiários da ação são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), idosos de baixa renda, que foram agendados para atendimento na FO-UFG via regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS/Goiânia). Eles já realizaram a consulta de triagem para avaliar a necessidade de próteses totais bimaxilares.

Na sequência houve o atendimento ambulatorial, com quatro sessões de retorno para fazer as moldagens das próteses e demais etapas apropriadas para cada paciente. Esse tratamento é totalmente sem custo para o usuário, pois é custeado por meio de recursos de convênio com a SMS/Goiânia.

Saúde pública

Para além do aspecto institucional, o projeto também atende uma demanda de saúde pública. Uma pesquisa divulgada pela Edelman Insights, em agosto de 2018, revelou a existência de 16 milhões de brasileiros que vivem sem nenhum dente. O estudo, intitulado “Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança”, indica que 41% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos os dentes.

Já os dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil 2010 em 7.619 idosos, mostraram que 48% dos idosos necessitam de próteses dentárias e as maiores ocorrências dessa necessidade estão entre os idosos que se auto declararam com cor da pele como não branca, de menor escolaridade e menor renda.

“O sorriso é a expressão máxima da alegria, do contentamento e bem-estar de uma pessoa e o protagonista do sorriso é o dente. A pessoa desdentada sorri, é claro, mas esta condição afeta a sua autoestima. O Volte a Sorrir é um meio para emoldurar o sorriso e devolver a alegria”, afirma o coordenador do projeto, Celio Umberto de Araújo.


Leia mais sobre: Serviço