Conforme prometido em campanha, o prefeito Sandro Mabel (UB) liberou, nesta segunda-feira (6), terceira dia útil de seu mandato, o tráfego de motos em corredores exclusivos para a circulação de ônibus em Goiânia. A permissão ocorreu em ato com a presença do gestor, no início da Avenida 85, no Setor Serrinha.
Chama a atenção o fato de a liberação ter ocorrido sem a afixação de placas informativas, o que pode confundir os condutores, visto que as placas existentes nas vias constam a mensagem de que a circulação é exclusiva para o transporte coletivo.
Em entrevista à imprensa, Mabel frisa, porém, que a informação foi divulgada de forma ampla para a população goianiense. “Nós publicamos o decreto, fizemos também uma divulgação nas redes sociais, os motociclistas todos sabem como é que tem que andar”, disse.
O secretário de Engenharia de Trânsito e ex-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTC), Tarcísio Abreu, também frisou, durante coletivas, que as placas serão colocadas nas vias futuramente. Ele também afirma que a equipe da pasta fará a fiscalização do cumprimento das medidas de segurança por parte dos motociclistas. “O que queremos é garantir a segurança e a fluidez do trânsito”, enfatizou.
Não existem, ainda, estatísticas sobre acidentes nos corredores de transporte coletivo. O prefeito frisou, no entanto, que a secretaria de Engenharia de Trânsito buscará dados a respeito do assunto. “Pedi ao Dr. Tarcísio, que é o nosso secretário de Engenharia de Trânsito, que fizesse uma estatística do período que puder, para trás, para ver quantos acidentes tem nas vias que têm corredores de ônibus e, depois, quantos nós teremos”, pontuou Mabel.
O modelo é baseado, segundo o novo gestor, em medidas implantadas em grandes capitais, como Londres, Lisboa e Paris. Nesta primeira etapa, são contemplados, de acordo com a Prefeitura, os corredores das avenidas 85, T-63, T-9, T-7, Assis Chateaubriand, Universitária e Rua 10. Os corredores do Eixo Anhanguera e BRT Norte-Sul não estão inclusos na medida. A liberação foi apoiada pela Associação dos Motociclistas de Aplicativos e pela Coopmego.
Em entrevista ao Diário de Goiás, durante campanha de Mabel, alguns especialistas em trânsito disseram, porém, que a liberação pode piorar o trânsito em Goiânia. Opositores do governo, como o candidato a prefeito Fred Rodrigues (PL), também reiteraram preocupação com a implementação da novidade, afirmando que ela é a “menos segura e menos eficiente”.
Confira quais são os corredores liberados para motocicletas e regras de uso.
O prefeito fala, ainda, sobre investimentos no valor de R$ 100 milhões, inclusive na sinalização, para a melhoria do trânsito de Goiânia. Conforme a Secretaria de Engenharia de Trânsito, as ações incluem: a implantação de uma terceira faixa; ajustes da geometria viária; reprogramação dos tempos semafóricos; remoção de semáforos redundantes e obstáculos, como caçambas e tachões; restrição de estacionamentos; sinalização para conversões livres à direita; e a modernização da sinalização horizontal e vertical.
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