Começa neste início de abril, o segundo planejamento do Goiás Esporte Clube para temporada 2024. O primeiro sucumbiu com as eliminações nas quartas de final do Campeonato Goiano, para o Goiânia e da Copa Verde para o Vila Nova. A montagem do elenco não foi boa, jogadores chegaram sob desconfiança e a maioria não conseguiu corresponder expectativas.
Os resultados aumentaram a insatisfação do torcedor que cobrou mudanças. Os protestos resultaram nas demissões de Agnello Gonçalves e Zé Ricardo. Diretor de Futebol e Técnico, responsáveis diretos pela formação do elenco esmeraldino.
Para os seu lugares foram contratados dois profissionais que estavam no São Bernardo – equipe da Grande São Paulo que disputa o Campeonato Paulista, Copa do Brasil e o Brasileiro da Série C. Para diretoria de futebol chegou incialmente Lucas Andrino, que indicou o técnico Márcio Zanardi. Os dois foram apresentados nesta terça-feira (2), na Serrinha.
Lucas Andrino que será o homem das contratações, diz que chega com autonomia para trazer reforços e reformular o elenco. “É óbvio que fazendo uma análise, realmente existe necessidades dentro do elenco, não posso ser omisso quanto a isso. Não me cabe julgar o que aconteceu aqui antes da minha chegada. Eu tenho certeza que vou ter respaldo do Luciano Paciello (CEO) e do conselho de administração para que decisões sejam tomadas, mesmo que doloridas. Como foi me dado 100% de autonomia, estou muito motivado de tentar resolver os problemas que existem, vou tentar traçar um caminho para que a gente consiga buscar esse acesso que é tão importante para o clube”
No começo do ano, antes da chegada do Agnello Gonçalves, o Goiás tentou primeiramente a contratação do Lucas Andrino para a função mas ele não aceitou. Devido o seu bom trabalho no São Bernardo, o dirigente recebeu propostas de Corinthians e Vasco, dois clubes que estão na elite do futebol brasileiro. O novo diretor de futebol do verdão, falou o motivo de aceitar o Goiás nesse momento.
“Quando foi me apresentado o projeto, no começo do ano, eu tinha um compromisso no São Bernardo. Fazer o paulistão. Era um compromisso que não me dava chance de sair, era um compromisso moral e contratual. Minha relação com o proprietário do São Bernardo sempre foi muito boa, de muita confiança. São 11 anos divididos entre São Bernardo e Guarani, naquele momento conversei com o Luciano e disse que eu não tinha como somar no projeto do Goiás, mas que no futuro se acontecesse a oportunidade novamente a gente poderia sim conversar, pois gostei muito do projeto. Sou um cara adepto ao futebol moderno, um futebol com menos política, futebol com autonomia. Luciano me falou muito sobre o projeto, como o Goiás pensava para o futuro do clube, e isso me cativou muito e acabou acontecendo a proposta novamente depois do Paulistão.
Já o técnico Márcio Zanardi foi questionado a respeito do trabalhando dentro das quatro linhas e de como o torcedor pode imaginar o Goiás no seu comando. “Se você conhecer um pouco da minha história, pode ter certeza que uma das coisas que são inegociáveis é essa vontade de jogar e representar essa camisa. Fui contratado por conta de tudo que fiz na minha carreira, com certeza vamos buscar voos altos, colocar o Goiás no cenário de Série A. Meus trabalhos nos meus times, são com muita intensidade, times com muita autonomia de jogo e com muita pressão. Vamos mudar esse cenário e voltar a sorri aqui dentro”, destacou o técnico.
A pressão dos torcedores por novos reforços vem aumentando conforme a falta de resultados. Assim, o novo técnico do Goiás também falou sobre possíveis contratações chegando no clube esmeraldino. “Hoje o futebol é feito de estudos. Quando se começou a sondar meu nome aqui, eu e meu staff todo, já começou a trabalhar em em cima do elenco. A gente tem total ideia do que vamos encontrar aqui. Confio muito no campo e no meu trabalho. O Lucas Andrino me conhece bem, ele sabe a forma que eu trabalho e a forma que eu gosto de jogar, ele é muito capacitado para poder buscar jogadores que possam entrar dentro do modelo que eu quero. Estou muito tranquilo quanto a isso. Se o Goiás perdeu em uma quartas de final, o Goiás não tá sendo protagonista, alguma coisa está errada. As coisas tem que entrar no eixo, fazer com que esse clube volte a vencer e volte a sonhar com o acesso para Série A.
A estreia do Goiás na Série B do Campeonato Brasileiro está prevista para o dia 19 de Abril, contra o Ceará, em Fortaleza. O técnico Márcio Zanardi terá mais de 15 dias para trabalhar o elenco esmeraldino na preparação para competição.
Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro / Goiás Esporte Clube / Esportes / Goiás Esporte Clube