Assim como em São Paulo e no Rio de Janeiro, foi cancelado o reajuste na tarifa do transporte coletivo em Goiânia será revogada. Com isso, o usuário continuará a pagar o valor de R$ 2,70. A informação foi confirmada pela assessoria do prefeito Paulo Garcia(PT)
A divulgação da suspensão do reajuste nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro imediatamente motivou a proposta de suspensão em Goiânia, também. Uma reunião de emergência foi decidida entre o prefeito Paulo Garcia e o governador Marconi Perillo(PSDB), por iniciativa do prefeito.
Ao Diário de Goiás, o prefeito Paulo Garcia informou que ao final da tarde e começo da noite de quarta, 19, o entendimento dos prefeitos em todo o país conduziu para a suspensão dos reajustes da tarifa do transporte coletivo.
“Havia uma necessidade de uma resposta, e ela foi dada”, afirmou Garcia.
O prefeito tem a crença de que, no Congresso Nacional, será feita a “aprovação de uma legislação que cria recursos em um fundo que vai dar suporte a esta redução da tarifa”.
O fundo terá semelhança com a CIDE(Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico) e poderá dar um solução para o subsídio às tarifas do transporte coletivo, em todo o Brasil.
O custo da redução terá que ser trabalhado com desonerações de impostos e suporte dos tesouros do governo do Estado e prefeituras.
O valor ainda vai precisar passar por aprovação da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) que havia definido, na última segunda-feira, um reajuste 50% menor ao aprovado anteriormente.