A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) inaugurou nesta terça-feira (14) as novas instalações especializadas no tratamento e apoio a pacientes com diabetes, em Goiânia. O Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) e Centro de Serviços Especializados (Cesesp) do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) custaram investimento de cerca de R$ 4,5 milhões ao Estado.
O centros de tratamento de diabetes reúnem estrutura moderna em uma área de aproximadamente mil metros quadrados para atender mais de 3 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por mês. O Cead, que fica situado na Avenida Anhanguera, em Goiânia, teve a capacidade de atendimento ampliada em 50%.
O Cead conta com atendimento multidisciplinar, ofertando serviço de endocrinologia, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social e podologia. Além dos atendimentos ambulatoriais individualizados, são realizadas ações de incentivo à prática de atividade física com a fisioterapia, atividades em cozinha experimental, na qual os usuários recebem orientações para o preparo de suas refeições com a nutrição e programa de tratamento do pé diabético, em que os podólogos e enfermeiros realizam o cuidado com as unhas e curativos, inclusive com uso de laserterapia, além de ensinar os usuários como realizar a higiene e cuidados adequados dos pés em casa.
Já o Centro de Serviços Especializados (Cesesp) foi criado para aprimorar o atendimento ambulatorial do HGG. A unidade oferece serviços de hemodiálise para pacientes admitidos com indicação para realizar terapia dialítica até que haja disponibilidade de vagas em clínicas próximas a residência do usuário.
Além disso, no Cesesp há também leito-dia para atendimento de pacientes em acompanhamento da equipe de transplante de medula óssea e realização de pequenos procedimentos. O Cesesp contará com um Centro de Terapia Assistida para a infusão de medicamentos intravenosos indicados pelos médicos especialistas do HGG, sendo que algumas destas medicações, conhecidas como imunobiológicos, são encaminhados via Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa e outras medicações, como imunossupressores para pulsoterapia são fornecidos pelo HGG.
O HGG, hoje, é uma das mais importantes referências na área de ensino médico onde já passaram dezenas de especialistas por seu programa de Residência Médica em Endocrinologia na vertente do ensino, o HGG mantém ainda o pioneiro Programa de Residência Multidisciplinar com enfoque em Endocrinologia que vem formando enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos como especialistas no tratamento à diabetes em especial.