Titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andrea Vulcanis gravou um vídeo no fim da tarde desta segunda-feira (26), afirmando não existir em Goiás, atualmente, nenhum foco de incêndio ativo. De acordo com a secretária, a fumaça existente no Estado decorre de correntes advindas de outras localidades.
“Nós estamos hoje, em Goiás, com nenhum foco de incêndio ativo. Um pequeno foco na Chapada dos Veadeiros, mas que está sob controle”, disse, com a afirmativa de isso ser resultado de uma ação de prevenção iniciada ao longo de muitos meses, antes do período de seca.
Vulcanis afirmou que todos os focos existentes em Goiás foram combatidos e reiterou a responsabilidade de toda a sociedade, durante o período de seca no Estado. “Tivemos, sim, grandes incêndios. Foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros, pelas empresas e atividades econômicas que, de fato, tiveram essas áreas incendiadas. Porém, nesse momento está tudo sob controle”, frisou.
Com relação à fumaça que chegou a Goiânia no último domingo (25), a secretária afirmou já ter diminuído bastante e não ser decorrente dos incêndios ocorridos no Estado. “Essa é uma fumaça que não vem de Goiás, mas de frentes e correntes de ventos que vêm de São Paulo e até da Amazônia”, explicou.
Vulcanis alertou que as próximas chuvas em Goiás estão previstas somente para o mês de setembro e alertou para práticas que devem ser evitadas: “não pode usar fogo de jeito nenhum. E se você ver alguém ateando fogo, denuncie, porque é importante que a gente faça o controle dessa ação criminosa do fogo. Os incêndios sempre decorrem de ações humanas”, ponderou. “Temos quase 30 dias, ainda, de seca extrema e a gente pede: todo o cuidado, nesse momento, é pouco”, acrescentou a secretária.
Assista:
Leia mais sobre: incêndios / Meio Ambiente / queimadas em Goiás / Cidades