Publicidade
Destaque
| Em 5 anos atrás

Rio Verde supera Goiânia e é a cidade com mais casos confirmados de Covid-19 em Goiás

Compartilhar

Rio Verde superou, conforme o boletim do último domingo (21), o número de casos confirmados de Covid-19 de Goiânia, que até então liderava esta estatística. No balanço de segunda-feira (22), a diferença foi ampliada. O município do Sudoeste tem 5.620 casos confirmados da doença, enquanto a capital tem 5.463.

O grande aumento de casos em Rio Verde se deve à testagem em massa, realizada em parceria com empresários fabris. O município aplicou, até agora, 13.340 testes RT-PCR, o maior número proporcional por habitantes em Goiás, com 56,6 para cada mil pessoas. Em Goiânia, os boletins epidemiológicos mais recentes não informaram a quantidade de testes aplicados. Os dados mais recentes, da última quinta-feira (18), mostram 7.184 testes, sendo cinco para cada mil moradores.

Publicidade

Com a testagem mais ampla, Rio Verde detectou casos leves de Covid-19 e até mesmo assintomáticos, reduzindo a taxa de letalidade. O município registrou 33 óbitos, com 0,5% de letalidade. Em Goiânia, já são 117 mortes, com 2,1% de letalidade.

Publicidade

A pressão no sistema hospitalar também foi menor no Sudoeste. Rio Verde, mesmo com número maior de casos, não sobrecarregou os hospitais públicos, que não chegaram a taxas de ocupação não chegaram a 40% dos leitos de UTI (desde que o dado é divulgado) e 50% nos leitos de enfermaria. Na rede privada, com menor disponibilidade, houve lotação dos 12 leitos na última sexta-feira (19). O índice está atualmente em 68,7%.

Publicidade

Na capital, em contrapartida, há uma pressão, com dias em que todos os leitos de UTI ficam ocupados. No caso de Goiânia, também é importante salientar que os hospitais estaduais sediados na cidade recebem pacientes de outros municípios.

Publicidade