Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados nesta terça-feira (16) no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este ano, 60 redações atingiram a nota máxima no Brasil. Em Goiás, quatro estudantes conquistaram a tão sonhada redação nota mil.
Do total de redações com nota máxima no Enem 2023, apenas quatro foram de estudantes de escola pública. A quantidade de candidatos que zeraram a redação não foi divulgada. O tema desta edição foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Conforme a lista do MEC, os estados do Rio de Janeiro e São Paulo foram os que tiveram maior quantidade de notas máximas na redação, com sete notas mil cada um. Em seguida, estão Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, com seis notas máximas. Empatados com Goiás, com quatro redações nota mil, estão os estados Bahia e Ceará.
No começo da manhã, assim que o acesso às notas foi liberado pelo Inep na Página do Participante, alguns estudantes reclamaram de lentidão e de dificuldade para entrar no portal. Agora à tarde, de acordo com internautas, os problemas de instabilidade do site foram amenizados. Em 2023, foram 2,7 milhões de candidatos inscritos, o que representa 46,7% dos estudantes que concluíram o Ensino Médio.
No Enem 2022 apenas 18 estudantes conseguiram atingir a pontuação máxima na redação. A nota da redação tem um peso importante na pontuação final do exame e é usada como critério de desempate. A nota do Enem é utilizada para ingresso no ensino superior por meio de três programas nacionais: Sisu, Prouni e Fies.
Leia mais sobre: Enem 2023 / nota redação Enem / redação nota mil / resultado Enem 2023 / Brasil