16 de abril de 2024
ENSINO SUPERIOR

Prouni 2024: inscrições para bolsas de estudo integrais e parciais começam nesta segunda (29)

Resultado da primeira chamada do Prouni sai dia 6 de fevereiro
Os interessados têm até quinta-feira (1º) para se inscrever. (Foto: Deiviane Linhares)
Os interessados têm até quinta-feira (1º) para se inscrever. (Foto: Deiviane Linhares)

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior, começam nesta segunda-feira (29). Os interessados têm até quinta-feira (1º) para se inscrever pelo portal Acesso Único do Ministério da Educação (MEC), utilizando login e senha do site do gov.br.

Vale ressaltar que o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 ou 2023, ter obtido média mínima nas áreas de conhecimento (450 pontos) e nota superior a zero na redação.

O resultado da primeira chamada do Prouni sai dia 6 de fevereiro e a segunda chamada no dia 27 do mesmo mês. Os interessados em entrar na lista de espera devem manifestar o desejo nos dias 14 e 15 de março, com resultado no dia 18 daquele mês.

O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso, bem como a instituição de ensino e o turno, logo depois é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou cotas. A nota parcial para os cursos deve ser monitorada pelo candidato, que pode mudar as escolhas.

Caso o candidato ao Prouni esteja dentro da nota de corte e consiga uma das vagas ao final do prazo de inscrição, constará como pré-selecionado, que significa que a vaga está reservada para ele, mas antes de assumi-la precisa cumprir com as últimas etapas de seleção.

Se dois ou mais candidatos tiverem notas idênticas na média do Enem, o desempate do Prouni segue a ordem de maior nota na redação, maior nota na prova de linguagens, maior nota na prova de matemática, maior nota na prova de ciências da natureza e, por fim, maior nota na prova de ciências humanas.

Inscrições Prouni

Para se inscrever, o candidato deve ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral na escola privada. Também pode se inscrever no Prouni aqueles que cursaram o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, como bolsista integral, ou em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista.

O Prouni também abre possibilidade para pessoas com deficiência ou para professores da rede pública, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia, para formação do magistério da educação básica.

Um outro fator que seleciona quem pode ou não se inscrever no Prouni é a renda. Para concorrer às bolsas, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio, equivalente a R$ 2.118 por pessoa. Já em casos de bolsas parciais, o limite da renda familiar é três salários mínimos, o que equivale a R$ 4.236 por pessoa.

Prouni x Fies x Sisu

O candidato pode conseguir a bolsa de estudos parcial do Prouni e financiar a outra metade pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), mas não pode concorrer utilizando o Prouni e o Sisu. Nesse último caso, o candidato deve escolher apenas um para efetivar a matrícula.


Leia mais sobre: / / / / Brasil

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.