22 de abril de 2024
Alô, estudantes! • atualizado em 15/01/2024 às 18:31

Enem 2023 divulga resultado nesta terça (16); veja como conferir notas

As notas do Enem estarão disponíveis na Página do Participante
O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado após 90 dias. Foto: Reprodução
O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado após 90 dias. Foto: Reprodução

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 poderão conferir as notas a partir desta terça-feira (16). Os resultados serão utilizados como critério único ou complementar para conseguir uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024.

Para ter acesso à nota do Enem 2023, basta acessar a Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br. De acordo com Ministério da Educação (MEC), as notas dos “treineiros” serão divulgadas em março. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.

Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias após a divulgação dos resultados. O MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência. A nota máxima pode chegar a 1000 pontos, mas há fatores que podem resultar em nota zero.

Entre os fatores que podem zerar a nota da redação estão fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Inclusive, este ano, o Sisu terá apenas uma edição, com vagas para início no primeiro e segundo semestres de 2024.


Leia mais sobre: / / / Brasil

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.