07 de agosto de 2024
A CONTA GOTAS • atualizado em 19/09/2023 às 19:56

Em reforma tímida, prefeito de Goiânia chega a mudança de sete secretários

Prefeito faz mudança acanhada pelo tamanho da expectativa por uma reforma administrativa
Trocas no primeiro escalão foram anunciadas no Paço Municipal na tarde desta terça-feira - Foto: Divulgação Secom Goiânia/Jucimar de Sousa
Trocas no primeiro escalão foram anunciadas no Paço Municipal na tarde desta terça-feira - Foto: Divulgação Secom Goiânia/Jucimar de Sousa

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos), formalizou na tarde desta terça-feira, 19, uma nova etapa da reforma administrativa. Foi uma troca tímida, após meses de expectativa sobre a dimensão e a profundidade da mudança que promoveria na Prefeitura de Goiânia, tanto pelo aspecto político quanto técnico.

Ele próprio anunciou que terá nova etapa de mudanças antes das eleições de 2024.

Comandos trocados

O prefeito trocou o comando das secretarias de Administração, Saúde, Escritório de Prioridades Estratégicas, Política para as Mulheres, da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Instituto Municipal de Assistência aos Servidores (Imas) e Procuradoria Geral do Município.

Partidos

No âmbito político, Rogério Cruz anunciou secretarias negociadas com PDT e Patriota de um total de sete secretários trocados. Por outro lado, desconversou sobre pressão de partidos e parlamentares para as indicações.

Um cargo com status de secretaria ocupado agora pelo MDB foi citado primeiramente como remanejamento por indicação técnica, e só depois como política. Trata-se do Escritório de Prioridades Estratégicas, para onde foi o ex-secretário de governo e ex-secretário executivo de Educação, entre outros cargos na atual gestão, Michel Magul.

MDB

O MDB é aliado de primeira hora. Era o partido do prefeito Maguito Vilela que não exerceu o mandato, morrendo antes, vítima de Covid-19. Vilela foi substituído pelo vice, justamente Rogério Cruz.

Não havia nomes novos para a legenda na relação de hoje. Perguntado pelo Diário de Goiás sobre qual o espaço dos aliados emedebistas em sua gestão, Rogério Cruz se apressou a apontar Magul, e vereadores e suplentes da base, citando o secretário executivo Tiãozinho Porto e o de Regularização Fundiária, Carlin Café.

Grupo de Apoio ausente no anúncio

As trocas no primeiro escalão foram agendadas para divulgação durante uma entrevista coletiva marcada para 15 horas no saguão do Paço Municipal.

Rogério Cruz desceu para o evento por volta de 15h40.  Ele não estava acompanhado do que os mais próximos, e ele mesmo, chamam de grupo de apoio: o consultor Jorcelino Braga, o chefe de gabinete José Firmino e o presidente da Câmara, Romário Policarpo. “Me reunirei com o grupo de apoio agora”, disse o prefeito, imediatamente após anunciar os novos secretários que também não foram apresentados.

Imbróglio na saúde

Ao novo secretário da Saúde, Wilson Pollara, um dos poucos nomes já conhecidos antes da coletiva de hoje, Rogério Cruz espera que ele assuma em outubro. Isto porque ele delega a missão de resolver o impasse que levou à suspensão parcial do atendimento de três maternidades ao secretário no cargo, Durval Pedroso. As Maternidades Dona Iris, Célia Câmara e Nascer Cidadão só estão atendendo emergências desde segunda-feira, 18, por falta de repasses.

O prefeito negou que a indicação de Pollara, que veio de São Paulo, tenha sido da direção nacional do Republicanos. “Ele me apresentou todos os estudos técnicos e números de Goiânia”, frisou, para justificar que estava procurando alguém com esse perfil e que, portanto, fez uma escolha técnica.

Etapas

Aos secretários que saíram, Rogério Cruz disse que “todos, sem exceção, contribuíram com a nossa gestão e desenvolveram um trabalho que beneficiou a população de Goiânia”.

A reforma administrativa começou há alguns meses. Na primeira etapa houve a indicação dos novos titulares das secretarias municipais de Comunicação (Secom), Célio Campos; Educação (SME), Rodrigo Caldas; Mobilidade (SMM), Marcelo Torrubia; Esporte (Smesp), Danilo Rabelo; Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Diogo Frango; e Controladoria, Colemar José Moura.

Perfil dos novos secretários

Secretário Municipal de Administração (Semad)Valdery Júnior. Ocupava, até então, o cargo de presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul). É servidor de carreira da Prefeitura de Goiânia. Possui formação em Administração, com especialização em Gestão de Pessoas, pós-graduado em Marketing Político e Eleitoral, além de MBA em Gestão Pública. Ele assume no lugar de Luciano Fernandes Damasceno.

Presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul)Danilo Alvino. Advogado e professor, possui pós-graduação em Direito Público Aplicado. Atuou na Prefeitura de Goiânia, entre 2011 e 2013, na Secretária Municipal do Trabalho, Emprego e Renda. Ele substitui Valdery Júnior que foi para a Semad.

Secretário Municipal de Saúde (SMS)Wilson Pollara. Médico formado pela Universidade de São Paulo e ex-secretário municipal de Saúde de São Paulo. Tem mestrado e doutorado em Clínica Cirúrgica. Desde 1988, exerce cargos ligados à administração hospitalar, convênios e área da saúde em geral. Foi coordenador-geral de cirurgia no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e diretor-executivo do Instituto Central do Hospital das Clínicas. Ele substituirá Durval Pedroso em outubro.

Secretária interina de Políticas para as Mulheres (SMPM) Kátia Hyodo. Servidora efetiva da Prefeitura de Goiânia desde 1998. É pedagoga e possui seis pós-graduações. Ocupava a chefia de gabinete da Secretaria antes de assumir. Ela sustitui interinamente Tatiana Lemos.

Presidente do Instituto Municipal de Assistência aos Servidores (Imas) Marcelo Marques Teixeira. Médico graduado pela Universidade de Milão, residências médicas em cirurgia oncológica no Hospital St. Marrys em Londres, e em ortopedia e traumatologia pelos hospitais Hugol e Crer. Foi diretor técnico do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) e chefe da equipe de cirurgia de Coluna Vertebral da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Ele substitui Élves Marques da Silva.

Procurador-Geral do Município (PGM)  José Carlos Issy. Ocupava o cargo de secretário executivo da pasta. É advogado e conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). Ele assume no lugar de Marcos Aurélio Egídio.

Chefia do Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE)Michel Magul. Advogado, pós-graduado em Relações Internacionais, e mestre em Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Foi presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-GO. Tem origem sírio-libanesa e morou no Oriente Médio em parte da infância. Na Prefeitura de Goiânia, durante a gestão do prefeito Rogério, foi secretário de Governo e assumiu cargos de destaque em outras secretarias. Ele substitui Éverton Sérgio Schmaltz.


Leia mais sobre: / / / Goiânia / Política

Comentários